Qual o segredo da cor dos nossos olhos?

Verdes? Azuis? Talvez cinza? Ou o mais comum castanho? Alguma vez te questionaste sobre o porquê da cor dos teus olhos? Queres explorar um pouco mais este tema, cientista? Então vem daí!

 

Cor…

Cientista, existem dois fatores principais que determinam a cor dos olhos:

  • A quantidade de melanina (pigmento escuro) presente no olho;
  • A forma como a luz que atravessa a íris (parte colorida do olho) se espalha no olho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A cor deste pigmento, é determinado pela nossa herança genética, isto é, depende da cor dos olhos que têm vindo a passar pela nossa Árvore Genealógica. Assim sendo, o que determina a cor dos nossos olhos, são os genes. Todas as células que constituem o Corpo Humano possuem informação genética, a qual está contida no seu núcleo. Cada célula possui normalmente 46 cromossomas, divididos por sua vez em 23 pares. Estes cromossomas, são herdados dos nossos pais (metade são da mãe e a outra metade do pai), e contêm a informação genética que vai determinar a nossa aparência, por isso é que somos parecidos com os nossos pais.

 

Cromossoma…

Mas o que é afinal um cromossoma?

É uma sequência de ADN, composta por vários genes. Esses genes, determinam as nossas características. Cada um de nós possui duas formas diferentes do mesmo gene, os alelos, sendo que um foi herdado da mãe e outro do pai. Consequentemente, a forma como estes alelos interagem, irá determinar a característica que manifestamos.

Existem alelos recessivos e alelos dominantes, sendo que os recessivos só se manifestam na presença de outro alelo igual (ou seja, a mãe e o pai têm de possuir alelos idênticos para essa característica), e os alelos dominantes manifestam-se sempre, independentemente do seu par.

 

Cor dos olhos…

Posto isto, sabemos então que os olhos claros são originários de alelos recessivos, isto é, se a nossa mãe tiver olhos azuis, mas o pai tiver olhos castanhos, é provável que tenhamos olhos castanhos, pois a cor castanha é uma consequência de um alelo dominante. No entanto, se a nossa avó paterna tiver olhos azuis, pode ter passado o alelo recessivo ao nosso pai, e ele pode passar-nos a nós! E ao interagir com o alelo recessivo dos olhos azuis da nossa mãe, nós teremos olhos azuis! Incrível não é?

 

Curiosidades…

  • Os bebés costumam ter olhos claros, porque à nascença a produção de melanina é muito reduzida.
  • Há pessoas com um olho de cada cor. A Heterocromia, é uma anomalia que ocorre durante o desenvolvimento da íris, sendo bastante rara e normalmente inofensiva.
  • 8% da população mundial tem olhos azuis, e apenas 2% tem olhos verdes.
  • Os olhos azuis são bastante comuns na população da Europa Central e do Norte.

 

E tu, de que parte da população fazes parte?

 

Science4you

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *