A Science4you adora os seus cientistas e está sempre a par daquilo que são novos desenvolvimentos científicos e estudos que são realizados sobre eles! Sabia que, aos cinco anos de idade, o cérebro do seu cientista já está desenvolvido em 90% da sua capacidade?
O estudo de Harvard
Um recente estudo da universidade de Harvard vem trazer este mesmo tema a público. O cérebro é composto por circuitos que se vão desenvolvendo nas fases iniciais de vida da criança, e quando mais estimulados os mesmos são, mais eles crescem, principalmente em termos de peso. O cérebro da criança, à passagem dos 5 anos, pode pesar já 1,2kg, praticamente 90% do peso do cérebro de um adulto (entre 1,3 e 1,4 kg).
Parece algo incrível, mas a verdade é que os primeiros cinco anos da criança são essenciais para o resto da sua vida, visto que o cérebro desenvolve mais do que em qualquer outra altura da vida do ser humano. É sabido que as crianças, em tenra idade, adquirem muitas capacidades num curto espaço de tempo. Desde aprender a andar, a comer, a falar, a contar e a ler, umas crianças de forma mais rápida do que outras, o cérebro vai-se adaptando às necessidades que a criança revela e aos estímulos que lhe vão sendo proporcionados ao longo do tempo.
O nível lógico alia-se ao nível emocional
Além de ganharem estas capacidades, as crianças desenvolvem-se também a nível emocional, criando amizades, começam a sentir empatia pelos outros e a desenvolver as suas competências a nível social, designadas social skills, alguns atalhos que as beneficiam fortemente no seu quotidiano.
A importância dos pais passa por fornecer a base para o desenvolvimento dos cientistas ao promover atividades que, sendo divertidas, proporcionam uma melhor compreensão e adaptabilidade a todos estes processos pelos quais as crianças têm de passar.
Outras questões importantes passam pelo desenvolvimento de atividade física, as crianças precisam de correr e de gastar energia 🙂 A promoção de uma dieta saudável é outra das questões importantes.
Algumas atividades a desenvolver
Algumas das atividades que a Science4you recomenda passam por:
- Desenvolver jogos de memória, promover a capacidade de retenção de informação por parte da criança;
- Dar-lhes puzzles, promover o pensamento lógico por parte da criança e fazê-la desenvolver a sua capacidade de resolução de problemas;
- Ler livros. Outro dos estimulantes mentais mais reconhecidos e importantes. Podem ser livros mais fantasiosos, que levam ao trabalho da imaginação, ou outros mais simples, que proporcionam a escuta ativa da criança, mas pode crer que o cérebro dela estará a trabalhar e a reter se gostar do livro.
O cérebro da criança é uma página em branco que deve ser preenchida ao longo do tempo, cabe aos adultos dar-lhes as ferramentas para o desenvolvimento do mesmo! E a Science4you pode também ajudar nessa mesma tarefa.
Com os seus brinquedos científicos, a Science4you é uma boa opção se quiser estimular a capacidade cognitiva das suas crianças. Com a paz e amor dada pelos progenitores, a promoção de atividades de desenvolvimento do cérebro e a aprendizagem de vivência junto dos outros, a sua criança terá tudo para ser um enorme cientista!