Como fazer flores de papel: moldes, formas de colorir e decoração

Criar flores de papel é uma atividade que pode ser bastante divertida, tanto para crianças como para adultos. Além de ser uma excelente maneira de passar o tempo, também pode servir como uma forma criativa de decorar a casa ou presentear alguém especial. Neste artigo, vamos explicar como fazer flores de papel coloridas e perfumadas de maneira simples, utilizando o kit Flores de Papel Lab da Science4you.

Materiais necessários

Para começar a nossa aventura no mundo das flores de papel, vamos precisar de alguns materiais básicos. Felizmente, o kit Flores de Papel Lab da Science4you já vem com praticamente tudo o que é necessário:

  • Papel de filtro com flores destacáveis
  • Ataches
  • Filtros
  • Pipetas de Pasteur
  • Funil
  • Tubos de ensaio com tampa
  • Tesoura
  • Água
  • Base perfumada de pêssego
  • Corante azul, vermelho e amarelo
  • Bancada de laboratório

Com todos estes materiais à disposição, vamos começar a criar as nossas flores!

1. Montar a flor

Começa por destacar cuidadosamente três flores de papel de tamanhos diferentes, se necessário com a ajuda de um adulto. Depois de teres as três flores, alinha-as e insere o atache no orifício do centro. De seguida, monta a flor no filtro, inserindo o atache no seu interior. Passa o tubo por dentro do funil até que a flor fique encaixada na abertura grande do funil.

2. Colorir e perfumar a flor

Agora que temos a flor montada, está na hora de lhe dar alguma cor. Apresentamos-te duas formas diferentes de colorires a tua flor: cromatografia (método descendente) e capilaridade (método ascendente).

Vamos primeiro à cromatografia!

Começa por colocar o tubo de ensaio na bancada de laboratório. Escolhe a cor que desejas fazer e prepara a mistura no tubo de ensaio. Como o kit inclui as cores primárias, podes misturá-las e obter novas cores, é uma questão de testares. No total, deves ficar com 15 gotas de corante dentro do tubo de ensaio. Agora, adiciona 1ml de água ao tubo de ensaio – o equivalente a uma pipeta de Pasteur completa. Coloca a tampa no tubo de ensaio e agita-o. Volta a colocar o tubo de ensaio na bancada de laboratório e retira a tampa. Pega na flor de papel com uma mão e com a outra agarra na pipeta, recolhe algum corante e deita-o nas pétalas. Para um resultado mais criativo, utiliza várias cores para colorir a flor. Para as cores se difundirem, coloca por cima algumas gotas de água. Por fim, adiciona 1 a 5 gotas de base perfumada de pêssego ao papel de filtro.

Espreita o vídeo da primeira experiência.

Para colorires a flor através do método de capilaridade tens de seguir estes passos, que te apresentamos de seguida.

Coloca os tubos de ensaio (sem tampa) com tinta na bancada de laboratório. Para esta experiência, a água que juntas ao corante deve ser, preferencialmente, quente. Deita 3 a 5 gotas de água numa flor de papel já montada no funil. De seguida, insere o filtro no tubo de ensaio com a tinta. Se quiseres fazer uma flor de uma só cor, deixa que a tinta suba pelo filtro, retira-a do tubo e coloca-a num copo com água quente durante algumas horas. Podes perfumá-la deitando 1 a 5 gotas de base perfumada de pêssego nas pétalas enquanto ainda estiverem húmidas. No caso de quereres fazer uma flor de duas cores, quando a tinta estiver a subir pelo filtro e chegar a metade deste, transfere imediatamente a flor para um tubo de ensaio com tinta de outra cor e aguarda cerca de 15 minutos antes de a colocares no copo de água quente.

3. Secagem e decoração

Este é provavelmente o passo mais simples.

Deixa a flor secar durante cerca de 24 horas. Se não estiveres disposto a esperar tanto tempo, podes sempre fazer uma pequena batota e utilizar um secador de cabelo para acelerar o processo.

No Flores de Papel Lab encontras vasos, gravilha para colocares dentro dos vasos e autocolantes para os decorares. Depois podes cortar o filtro à metade e colocá-lo dentro do vaso.

O kit contém também uma fita para fazeres uma coroa de flores. Para isso, basta agarrares numa flor, separares o atache do filtro, furares a fita com o atache e abrires as pontas do atache, para garantires que a flor fica presa à fita. Podes colocar a quantidade de flores que desejares na fita!

O Flores de Papel Lab utilizado para fazer estas flores de papel está disponível no site da Science4you.