Extinção dos Dinossauros

Quando ouvimos a palavra asteróide a primeira coisa que pensamos é na extinção dos dinossauros, não é cientista? Hoje vamos despertar os teus conhecimentos paleontológicos e contar-te um pouco melhor o que realmente aconteceu há mais de 60 milhões de anos atrás! Vem connosco enveredar nesta viagem do tempo!

Resultado de imagem para asteroide

Asteróide…

Cientista, um asteróide é considerado pelos astrónomos como sendo um corpo de menores dimensões do Sistema Solar. São constituídos por restos rochosos e metálicos da formação de Planetas Rochosos (Terra e Marte por exemplo), possuem formas irregulares e têm uma órbita definida à volta do Sol, isto é, também andam à volta do Sol como a Terra. Quanto ao seu tamanho, é bastante variável, uma vez que alguns têm apenas uns metros mas outros podem chegar a ter centenas de quilómetros!
Resultado de imagem para asteroide que extinguiu os dinossauros

 

 

Dinossauros…

Mas afinal o que aconteceu no final da Era Mesozóica? Várias teorias já foram criadas à volta deste assunto. Atualmente a mais aceite é a que defende que um asteróide com cerca de 10km embateu na Terra, no Golfo do México, fazendo uma cratera com aproximadamente 180km!  O impacto foi tão grande que acredita-se ter desencadeado uma libertação de energia igual à explosão de cinco bilhões de bombas atómicas. Consequentemente, este impacto fez com que uma quantidade elevada de poeira ficasse no ar e tapasse o Sol durante alguns anos. Tendo em conta que o Sol se encontrava tapado, as plantas viram-se impossibilitadas de fazer fotossíntese e acabaram por desaparecer, o que levou ao abalo de toda a cadeia alimentar e finalmente, à extinção dos dinossauros.

No entanto, não foi apenas a falta de alimento que provocou o desaparecimento destes grandiosos animais, ao mesmo tempo, deram-se igualmente extensos períodos de chuvas ácidas, incêndios à escala mundial, tsunamis, vulcanismo intenso, entre outros.

 

 

 

Sabias que…

  • Até 2006 os asteróides também podiam ser apelidados de planetóides ou pequenos planetas.
  • Ceres é o maior asteróide conhecido, com cerca de 900km!
  • A maioria dos asteróides estão concentrados numa órbita entre Marte e Júpiter, a Cintura de Asteróides.
  • Mais de três quartos das espécies terrestres, mesmo as de dinossauros não voadores, ficaram extintas.
  • Os dinossauros tinham escamas.
  • As aves são descendentes dos dinossauros.

Science4you

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *