Vamos fazer uma massa maluca? Será liquída ou sólida?

O bom tempo está a chegar, por isso vamos aproveitar para fazer as nossas experiências ao ar livre. Além de ser mais divertido, podemos explorar ainda mais cada experiência sem nos preocuparmos com o que sujamos em casa 😊.

Hoje, vamos fazer uma massa maluca. Esta experiência, além de ser muito divertida e sensorial, permite explorar o tema da viscosidade e dos fluídos não newtonianos.

Para esta experiência vamos precisar de:
👉 Farinha de amido de milho;
👉Taça;
👉 Colher de sopa;
👉 Água;
👉 Corantes (opcional);
👉 Copo de medição.

Procedimento:
1 – Colocamos 5 colheres de sopa cheias de amido de milho numa taça;

2 – No copo de medição colocamos 50ml de água e juntamos à mesma algumas gotas de corante. O corante é opcional, mas permite que a massa fique colorida. Podemos até criar massas malucas de várias cores.

3 – Por fim, junta-se a água à farinha e mistura-se bem com as mãos até se formar uma massa.

Nota: Se a massa ficar muito seca podemos adicionar mais água e, se ficar muito líquida podemos adicionar mais amido de milho;

Massa maluca

Com a massa já formada podemos verificar que, se agitarmos a mesma devagar ela se comporta como um líquido, mas pelo contrário, se lhe dermos uma pancada forte a massa parece sólida. Esta massa maluca é um fluído não newtoniano. Isto significa que se comporta de forma contrária aos fluídos normais – quanto mais forma aplicada mais rija fica.

Esta experiência, além de explorar relações de causa e efeito, é também muito sensorial ajudando a desenvolver a coordenação motora e a criatividade. E há coisa melhor do que deixarmos os pequenos cientistas meterem as mãos na massa?

No brinquedo “O meu primeiro kit de ciênciasda Science4you, destinado a crianças a partir dos 4 anos, podemos encontrar esta e outras experiências super divertidas, ideais para introduzir o mundo da ciência nos mais novos.