Como fazer tie dye: 5 técnicas fáceis, passo a passo, para crianças!

Como fazer tie-dye

Apetece-te fazer trabalhos manuais ou fazer uma atividade divertida com as crianças? Está na altura de dar um pouco de cor aos teus dias com uma atividade Tie-dye passo a passo. Esta atividade é ótima para fazer com as crianças e é a atividade perfeita para as férias.

O “Tie-dye” é uma técnica muito antiga, com origem na China e no Japão, que se tornou popular nos anos 70. Hoje é novamente moda! A palavra inglesa significa “amarrar e tingir”, pois o tecido é amarrado de várias formas e tingido, dando origem a padrões muito artísticos.

Vamos ensinar-te o passo a passo de 5 técnicas e padrões tie-dye que podes fazer de forma muito fácil. Sugerimos que uses tecidos de fibras naturais (como o algodão) e optes por tingir peças claras, como por exemplo o saco de pano que vem incluído no Kit Fashion Design da Science4you.

Vais precisar de:

  • Corantes de várias cores;
  • Elásticos;
  • Pipetas de Pasteur;
  • Luvas;
  • Saco zip-lock;
  • Vareta de madeira
  • Tecido claro (t-shirt, pano,etc.);
  • Prato grande ou tabuleiro

Passo a passo:
1º Passo: Calça as luvas;
2º Passo: Humedece o tecido! Ajuda a moldá-lo e as espalhar os corantes.
3º Passo: Coloca o teu tecido no prato ou tabuleiro e dá asas à criatividade explorando os vários padrões;

Alguns padrões e técnicas tie-dye que podes experimentar!

Efeito amassado tie-dye
4º Passo: Amassa o teu tecido até formares um “montinho”, em forma circular. Como se fosse, por exemplo, um pedaço de papel. Quanto mais vincos tiveres, mais padrões vais obter.

5º Passo: Prende o saco amassado com 4 elásticos de forma a obteres uns gomos. Vai pintado os gomos de várias cores com a ajuda das pipetas. Vira o tecido ao contrário e volta a tingir. Usa os mesmos ou outros corantes, por gomo.

Efeito Espiral tie-dye
4º Passo: Coloca a vareta de madeira, ao centro do saco, e começa a torcer o saco em redor desta. Continua a torcer até formares um montinho em forma de espiral. De seguida, prende o saco com 4 elásticos.

5º Passo: Prende o saco amassado com 4 elásticos de forma a obteres uns gomos. Vai pintado os gomos de várias cores com a ajuda das pipetas. Vira o tecido ao contrário e volta a tingir. Usa os mesmos ou outros corantes, por gomo.

 Efeito Riscas tie-dye Horizontais ou Verticais?

4ª Passo: Para riscas verticais faz dobras no tecido no sentido de cima para baixo. Para riscas horizontais faz dobras no tecido, no sentido da direita para a esquerda, semelhantes ao fole de um acordeão.

5ºPasso: Dobra o tecido até parecer um bloco e coloca alguns elásticos à volta do mesmo.

Efeito tiro-ao-alvo Tie-dye
4ºPasso: Com o tecido húmido esticado, puxa-o ao centro até parecer um bloco. Coloca a quantidade de elásticos necessária para prenderes o tecido.

5º Passo: Num prato grande, utiliza os corantes para tingires cada gomo, como preferires. Cada gomo corresponde a um círculo.

Efeito raios solares Tie-dye
4º Passo: Com o tecido húmido esticado, puxa uma pontinha de 2 a 3 cm e prende-a bem com um elástico; repete o passo anterior, consoante o número de raios solares que quiseres obter.

5º Passo: Num prato grande, adiciona à tua vontade, o corante, em cada ponta de tecido, com as pipetas de Pasteur.

**

Os passos seguintes são comuns a todas as técnicas.
6º Passo: Coloca o tecido no saco zip-lock durante 6 a 8 horas. O saco zip-lock mantém a humidade, permitindo que os corantes se espalhem.

7º Passo: Retira o tecido do saco zip-lock e remove os elásticos. Deixa secar mais um pouco ao ar livre.

Inspira-te nestas técnicas para usares e abusares do tie-dye neste verão. Podes ser criativo e criares também as tuas próprias técnicas. No kit Fashion Design Tie-dye da Science4you tens tudo o que precisas para meter mãos à obra.