Como fazer ovos de chocolate originais para a Páscoa!

Ovos de chocolate de Páscoa

As férias da Páscoa estão aí e nada como entreter os miúdos com uma atividade bem doce e original: ovos de chocolate em formato de copo. Além de ficarem super giros na mesa de Páscoa ainda são comestíveis 😊.

Para esta experiência vamos precisar de:

  • Papel vegetal
  • Tabuleiro
  • Balões de água
  • Tesoura
  • Chocolate para derreter
  • Pepitas coloridas e amêndoas (para decorar) – opcional

Procedimentos:
1- Enche os balões de água com ar, do tamanho que quiseres fazer  o teu copo de chocolate. Prepara o tabuleiro forrado com o papel vegetal.

2- Pede ajuda a um adulto e derrete a tablet de chocolate em banho-maria ou no micro-ondas. De seguida, passa o fundo dos balões pelo chocolate derretido. Cuidado com a temperatura do chocolate – este não deve estar demasiado quente para não rebentar os balões;

3 – Coloca os balões revestidos com chocolate no tabuleiro. Podes colocar um pouco de chocolate no tabuleiro e de seguida colocar o balão em cima, servindo de base.

4- Deixa o chocolate arrefecer e coloca o tabuleiro com os balões no frigorífico durante +/- 15 minutos;

5- Após o chocolate estar solidificado, basta rebentar os balões.

6- Agora é hora de decorares ou recheares os copos de chocolate. Nós usamos amêndoas da Páscoa.

Nota: Se quiseres usar as pepitas coloridas, basta polvilhares um dos balões com as mesmas. O chocolate ainda tem é de estar meio derretido para as pepitas aderirem ao chocolate;

Passo a passo da experiência dos ovos de chocolate

Esta atividade é uma das experiências que podes recriar com o brinquedo Fábrica de Chocolates da Science4you. Além destes copos de chocolate podes ainda aprender a fazer mousse de chocolate com água, salame de chocolate, cake-pops e muitas outras coisas deliciosas.

Quem vai recriar esta experiência na Páscoa? Além de ser uma excelente atividade para fazer em família, permite ainda que se aprenda um pouco mais sobre chocolate e sobre os diferentes estados físicos da matéria.