Já falámos aqui no blogue sobre maneiras de prevenir os incêndios, hoje trazemos-te mais uma curiosidade sobre este tema. Sabias que há árvores que ajudam a apagar os incêndios?
É verdade cientista!
Nos últimos dias, muito se tem falado sobre incêndios e como é difícil controla-los. Hoje, vamos explicar te como podemos tirar partido das diferentes espécies de árvores que existem no nosso país!
Árvores amigas dos bombeiros
A Bétula – Com tamanho entre os 10 a 15 metro, têm um tronco direito e não muito largo. Esta espécie tem uma esperança média de vida curta.
O carvalho – É uma árvore de grande porte podendo chegar aos 25 metros de altura.
O castanheiro – Pode chegar aos 30 metros de altura e são conhecidos por dar as famosas castanhas que tanto gostamos!
Mas… porquê estas árvores e não outras?
A verdade é que estas espécies são propícias à formação em zonas húmidas o que faz que quando o fogo entra nesta área exista uma diminuição das chamas. Essa diminuição pode ser tão grande que é possível apagar o incêndio muito mais facilmente, não é fantástico cientista?
Características
- Estas árvores exigem uma maior quantidade de água no solo;
- As folhas destas árvores têm uma decomposição fácil assim, caem no outono e quando chega o verão estas já se decompuseram;
Estas duas características são essenciais para a ajudar a travar as chamas o que faz com que possam ser uma mais valia para facilitar o trabalho dos bombeiros.
Agora que já conhece as três espécies típicas portuguesas que ajudam a combater os incêndios lembra-te que tal como todos os outros seres vivos merecem ser respeitado e protegidos, cientista – Agora temos três novas amigas!