Hoje Lisboa abanou, cientista! Durou poucos segundos, mas foi o suficiente para se fazer sentir. Esta quinta-feira pelas 7:45 a zona de Vila Franca de Xira e Lisboa foi afectada por um sismo de 4.3 na escala de Richter.
Mas o que aconteceu hoje…
Hoje de manhã, pelas 7:44:59 para sermos mais precisos, foi registado um sismo de magnitude 4.3 na escala de Richter. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o epicentro (o ponto da superfície terrestre que está exactamente acima do foco do sismo) foi a cerca de 4 km a Este-Nordeste de Sobral de Monte Agraço, no distrito de Lisboa. O abalo foi de curta duração (poucos segundos) e foi sentido em várias zonas de Portugal, desde Algés a Queluz e Cascais.
A escala de Mercalli é responsável por avaliar os danos causados e tem 12 níveis, passando pelo impercetível até aos danos quase totais. Segundo os especialista, o sismo de hoje, atingiu intensidade IV – Moderado- na escala de Mercalli modificada.
Vamos ao epicentro da questão…
Entre 15 a 150 kms de profundidade, a Terra é constituída por rocha fundida a altas temperaturas a que chamamos de magma. Sobre o magma existe uma camada de Terra e rocha conhecida por litosfera ou crosta terrestre. Esta é constituída por placas tectónicas que não estão fixas, uma vez que “flutuam” sobre o magma conferindo-lhes algum movimento.
Então… Vivemos por cima de placas??
Sim, cientista! Por baixo do solo existem placas que estão em constante movimento e que exercem pressão umas nas outras em diferentes sentidos. Umas chocam entre si, outras sobrepõem-se e outras até se afastam! Estes movimentos provocam uma acumulação de energia entre as placas e quando esta é libertada ocorrem efeitos naturais como vulcões ou terramotos!!
Curiosidades
- Existem 52 placas tectónicas: 14 grandes e 38 menores;
- O magma podem atingir temperaturas entre os 650 e 1560 º C;
- O Kilimanjaro é um antigo vulcão formado pelo movimento convergente de placas;
- As principais placas tectónicas são:
- Placa Africana;
- Placa Antártida;
- Placa Arábica;
- Placa Australiana;
- Placa das Caraíbas;
- Placa dos Cocos;
- Placa Euroasiática;
- Placa Filipinas;
- Placa Indiana;
- Placa Juan de Fuca;
- Placa Nazca;
- Placa Norte-Americana;
- Placa Sul-americana
- Placa do Pacífico;
- Placa de Scotia.
E tu, sentiste o maior sismo dos últimos 40 anos?