A importância da relação entre abelhas e plantas

abelhas

As abelhas são os insectos polinizadores mais eficazes. O pólen é a sua principal fonte de alimento e das suas crias. Elas contribuem para a sobrevivência do ecossistema através da sua relação com as plantas.

 

O que é a polinização?

A Polinização é o ato da transferência dos núcleos espermáticos, através dos grãos de pólen que estão nas anteras de uma flor, para o seu próprio estigma ou de outra flor da mesma espécie. A polinização é o metodo de reprodução das plantas espermatófitas, já que é através deste processo que o gameta masculino pode alcançar o gameta feminino e fecundá-lo.

O transporte do pólen pode ser feita com auxílio de seres vivos e de factores ambientais. A forma mais eficaz é com o auxilio de insectos polinizadores. Reduz o desperdício de pólen e maximiza o número de espécies de plantas em uma determinada área.

 

Concluindo, as abelhas são um factor muito importante para a sobrevivência do ecossistema. Normalmente são só associadas à produção de mel e de picadas. Este pequeno insecto para alem de ser responsável pela polinização das flores, tem um grande papel na produção de produtos agrícolas,  garantindo assim a presença produtos que são essenciais na nossa alimentação.

Albert Einstein dizia: “Se as abelhas desaparecerem da face da Terra, ao homem apenas restam quatro anos de vida. Não há abelhas, não há polinização, não há plantas, não há animais, não há homem.”

 

Cientista, se quiseres saber mais sobre plantas e abelhas e a sua importância para a sobrevivência do ecossistema, adquire a nossa Estufa de Frutas – Meloas. Vais poder aprender tudo sobre as plantas, como funciona uma estufa e como plantar diversas frutas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *