Rhodes Magazine ​Entrevista

Rhodes Magazine ​Entrevista

Miguel Pina Martins CEO da Science4you

 

RHODES MAGAZINE [RM]: O que o motivou a dar continuidade à Science4you tendo em conta que se formou numa área distinta à Física?

R: A Science4you é, na verdade, muito mais do que Física e os nossos brinquedos englobam várias áreas da ciência e não só. O projeto começou durante a minha licenciatura e o facto de ter tido sempre a ambição de criar um projeto meu foi o que motivou a dar seguimento ao plano de negócios da Science4you, desenvolvido durante o curso. O facto de acreditar muito no projeto e em não existir nada made in Portugal semelhante foi também outro fator que me motivou a dar continuidade a este projeto.

 

RM: A Science4you é uma empresa que produz, desenvolve e comercializa brinquedos educativos e científicos. Neste sentido, de onde nasceu a ideia de desenvolver campos de férias, organização de festas de aniversário e, ainda, formações científicas a crianças e adultos?

R: Os campos de férias e as festas de aniversário científicas são atividades que, de certa forma, complementam a atividade de desenvolvimento e comercialização dos brinquedos educativos e científicos, pois permitem-nos contactar diretamente com as crianças e perceber a recetividade que têm aos brinquedos e experiências que desenvolvemos. Quando as introduzimos no mercado português não havia nenhuma oferta semelhante no mercado e a recetividade foi e continua a ser muito grande, com crianças que repetem a participação de ano para ano. Por isso acreditamos que foi uma aposta positiva e que veio trazer alguma criatividade a este tipo de iniciativas com crianças.

 

RM: De todos os brinquedos criados, qual o que gostou mais de fazer? E o qual é o mais vendido?

R: Atualmente já não estou envolvido no desenvolvimento dos brinquedos, mas existem alguns que ficarão para sempre marcados na história da empresa, como é o caso dos vulcões ou os pega-monstros.

 

RM: Como tem sido o balanço em Londres e Madrid? Fale-nos um pouco sobre estas apostas da Science4you!

R: Espanha foi o primeiro país para onde a Science4you se internacionalizou, tanto na área da comercialização dos brinquedos como no conceito das festas de aniversário. É um dos mercados mais relevantes e onde o negócio da Science4you se encontra mais desenvolvido, além de Portugal. O Reino Unido é também muito importante para o negócio da Science4you, na medida em que, só na Europa, representa mais de 25% do setor dos brinquedos, servindo também de porta de entrada para outros mercados internacionais.

 

RM: Quais os objetivos da Science4you para 2018? Qual o balanço que faz deste primeiro trimestre?

R: Para este ano o nosso objetivo passa sobretudo pela estabilização da nossa presença nos mercados onde já operamos, sobretudo no mercado Europeu e nos Estados Unidos.

 

RM: Nomeie uma figura portuguesa que considere um(a) grande empreendedor(a) e justifique a escolha.

R: O Chef José Avillez, é um grande empreendedor numa área em que empreender não é assim tão comum, e que tem inovado com conceitos disruptivos e ajudado a levar o nome de Portugal a todos os cantos do mundo.

 

RM: Como se define enquanto empreendedor? E enquanto líder?

R: Acredito que os líderes devem liderar pelo exemplo e é essa máxima que tento seguir sempre na Science4you: liderar e ser o exemplo das pessoas que trabalham comigo, direta ou indiretamente.

 

RM: Qual o conselho que deixa para os jovens empreendedores que ainda procuram o caminho do sucesso?

R: O conselho que dou é para que não desistam das suas ideias e projetos às primeiras contrariedades que possam surgir. A resiliência é uma característica muito importante para o sucesso.

 

Science4you

Rhodes Magazine

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *