Com o objectivo de concretizar o sonho de voar, o ser humano inventou as aeronaves, o avião e o helicóptero. Veículos que estiveram sempre ligados ao exercito, ajudando os militares nas suas missões. Mas não eram o suficiente, construindo-se uma aeronave que se pudesse controlar remotamente, o drone.
Transição do Helicóptero para o Drone
No decorrer do desenvolvimento do helicóptero, percebeu-se algumas imperfeições que este veículo tinha, por exemplo nos voos verticais. Automaticamente, pensou-se que a melhor solução seria utilizar mais do que um rotor, com hélices mais curtas, dando mais estabilidade à aeronave.
Como foi dito anteriormente, o drone foi construído inicialmente com o objectivo de ajudar o exercito. Em termos militares, o que se pretendia era um avião que, controlado remotamente, pudesse espionar os inimigos! A busca por uma aeronave assim já vinha sendo feita desde a Primeira Guerra Mundial.
Na década de 80, durante os conflitos com o Líbano, Israel terá desenvolvido uma versão moderna destes aviões não tripulados, para localizar as baterias dos mísseis sírios. A ideia que temos hoje em dia de um drone: um aparelho do tamanho de um avião ou helicóptero de aeromodelismo e helimodelismo. Equipado com câmaras de vídeo terá surgido nesta época.
Nos anos seguintes muitos países continuaram a desenvolver esta tecnologia que era simples e barata.
Nos anos 90, os Estados Unidos da América inspiraram-se no sucesso israelita e criaram o seu próprio avião de controlo remoto – o Predator.
Cientista, se quiseres saber mais sobre os drones, adquire o nosso Drone4you II Nano. Vais poder aprender tudo sobre os drones, as suas características e algumas curiosidades.