Os gatos pretos dão azar. Como surgiu este mito?

água

Os gatos pretos dão azar. Como surgiu este mito?

 

Cientista, sabes porque é que os gatos pretos estão associados à má sorte? Sabes de onde surgiu este mito que levou quase à extinção destes felinos? Continua a ler o nosso blog para descobrires o porquê.

No Antigo Egito os gatos eram adorados e considerados excelentes animais de companhia, pois eram os responsáveis por eliminar as pragas de ratos que existiam nas cidades. Os gatos pretos passaram a ser admirados e venerados pela associação à Deusa Bastet, que tinha a forma de felino com pelugem negra.

 

A chegada dos gatos pretos à Europa

Os gatos pretos chegaram à Europa através dos gregos pois estes tinham uma grande admiração pelos costumes egípcios. Desta forma decidiram trazer o animal para a Grécia e, consequentemente, chegou a todo o continente.

Na Europa, na altura da Idade Média, a Igreja Católica era poderosa e tomava decisões que tinham bastante impacto na sociedade.

No final do século XII, em França, iniciou-se um processo chamado “Inquisição”. Este processo consistia em perseguir pessoas suspeitas de bruxaria e heresia. Normalmente os suspeitos eram mulheres solitárias e misteriosas que tinham gatos pretos como animais de companhia. Assim, diversas teorias começaram a surgir sobre estes animais:

  • A igreja começou a suspeitar que as “bruxas” usavam os gatos pretos para cometer actos de bruxaria e praticar feitiços malignos;
  • As pessoas pensavam que os gatos eram uma camuflagem usada pelas “bruxas” à noite. Assim não eram apanhadas e podiam praticar as suas bruxarias livremente. 

Na verdade estes felinos, ao contrário dos cães, eram reservados e tímidos, escondendo-se das pessoas que passavam. Como a sociedade não entendia, começaram a perseguir os gatos pretos, levando quase à sua extinção.

 

Os gatos pretos e a peste

Com a perseguição dos gatos pretos, o seu número diminuiu notavelmente e, por consequência, o número de ratos aumentou.

Estes roedores trouxeram com eles a Peste Negra, uma epidemia que afectou cerca de 25 milhões de pessoas na Europa durante 3 anos. Como as pessoas desconheciam que a causa do vírus era um parasita presente nos ratos, a perseguição aos felinos continuava e assim se constatou a presença de menos gatos, mais ratos e, consequentemente, o crescimento de epidemia.

 

Cientista, achas que os gatos pretos dão mesmo azar ou é só um mito?

Se quiseres saber mais sobre factos interessantes da ciência e as nossas novidades, fica atento ao nosso blog.

 

Temos mais curiosidades para ti! Queres descobrir? Continua a ler:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *