Porque é que os gatos caem sempre de pé?

Tens um gato em casa e/ou sempre te questionaste sobre o porquê e o como de eles caírem sempre de pé, independentemente da altura? O Professor4you vai explicar-te tudo o que precisas de saber sobre este tema!

 

Sabes o que é o Cat Righting Reflex?

Cientista, este é o nome dado à habilidade desenvolvida pelos gatos, entre as 3 e as 7 semanas de vida, para se conseguirem equilibrar após os seus magníficos saltos. Mais concretamente, isto é essencialmente possível devido à elevada capacidade sensorial destes felinos. O movimento acaba por ser sempre idêntico e seguir sempre o mesmo procedimento:

 

 

 

1) Rodar a cabeça, para perceber a sua posição;

2) Endireitar a coluna, contrair as costas e esticar as patas em simultâneo;

3) Regressar à posição natural para aterrar de pé.

 

 

 

 

Parece que nos estamos a esquecer de um elemento muito importante: a cauda. Esta parte do corpo é crucial antes do momento da aterragem pois, ajuda o gato a endireitar o seu corpo.

 

Mas afinal como é possível cair de pé?

 

O principal responsável por este feito é o sistema de equilíbrio. Este encontra-se localizado na orelha e garante a localização espacial e a orientação dos gatos. O sistema é composto por 5 tubos, orientados em várias direções, que contêm diversos pêlos, um líquido e pequenas pedras chamadas otolitos. Qualquer tipo de movimento provoca alterações nestes componentes, e o “contacto” estabelecido entre os pêlos e o líquido faz com que o gato se consiga aperceber da sua posição, se ajuste às condições percepcionadas e de seguida consiga cair de pé. Para finalizar, só é necessário o felino sacudir a cabeça para que o líquido volte à sua posição original.

 

Conheces a expressão: “gatos paraquedistas”?

Os gatos têm outros talentos escondidos, um deles é o efeito paraquedista. Este é um termo bastante utilizado porque descreve na perfeição o movimento que o animal faz durante a queda (4 patas esticadas e costas curvadas). Desta forma, conseguem aumentar a superfície de resistência do corpo ao ar, reduzir a velocidade e o impacto da queda.

Segundo os especialistas, é mais fácil para os felinos cair de superfícies mais altas do que mais baixas. Isto deve-se essencialmente, ao tempo de reação que o gato tem para executar todos os movimentos (rotação), isto é, quanto mais baixa a superfície, menos tempo têm para se endireitarem e relaxarem.

 

 

Curiosidades:

  • A coluna vertebral dos gatos é extremamente elástica;
  • Também o esqueleto deste felino é leve e maleável, mas ao mesmo tempo super resistente!
  • A caixa torácica dos gatos é pequena e bastante cartilaginosa;
  • Todas as características descritas acima, conferem aos nossos felinos a capacidade de arquear as costas ou achatar o corpo de forma a conseguir com muita facilidade atravessar frestas muito estreitas;
  • É um verdadeiro acrobata da natureza;
  • O gato consegue atingir 49km/h em curtas distâncias.

 

Science4you

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *