Dia da Árvore & Dia da Poesia

A Science4you celebra o Dia Mundial da Árvore: descobre tudo sobre este dia!

O dia da Árvore deriva do latim arbor, que significa árvore e é um feriado em que pessoas e grupos são encorajados a plantar árvores. Neste dia decorrem várias ações de arborização e reflorestação, em diversos locais do mundo. 

O objetivo da comemoração deste dia é sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores. 

Sabias que…

  • 30% da superfície terrestre está coberta de florestas , onde se realiza a fotossíntese
  • Fotossíntese – produção de oxigénio a partir de dióxido de  carbono. A fotossíntese é influenciada por vários rios fatores do meio, como, por exemplo, a intensidade luminosa, a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera e a temperatura.
  • As florestas são apelidadas de “pulmões do mundo”, não apenas pela manutenção e renovação dos ecossistemas, mas, pela importância na produção de bens e alimentos.
  • Não devemos cortar as árvores porque são elas que nos dão oxigénio.
  • Se elas não existissem nós também não sobreviveríamos.
  • Cada vez que se corta uma árvore, a quantidade de oxigénio enviado para a atmosfera é menor?
  • Só devemos cortá as árvores apenas se elas estiverem doentes?
  • Muitos animais tornam das árvores o seu habitat como os esquilos, coalas, preguiças, pássaros, insetos, macacos e gorilas.
  • Habitat é o lugar específico onde várias espécies podem ser encontradas, isto é, o seu endereço dentro do ecossistema.

De que modo os incêndios e a florestação afeta o índice da qualidade do ar atmosférico?

A desflorestação e os incêndios são as principais causas de destruição de florestas e bosques, ambientes importantes para manutenção de Índice da Qualidade do ar.

Os incêndios alteram a qualidade do ar, já que lançam várias partículas poluentes para atmosfera. Os principais poluentes libertados durante os incêndios são: monóxido de carbono, dióxido de carbono, dióxido de enxofre, ozono e partículas finais inaláveis.

Os efeitos nocivos dos incêndios prolongam-se por vários anos, já que a floresta, responsável pela “renovação” do ar, pode levar décadas a recuperar.

Origem do Dia:

A celebração do Dia Mundial da Árvore ou da Floresta, começou no ano de 1892! Sim pequeno cientista, tudo isto começou em Nebraska um estado norte-americano.

O seu mentor foi o jornalista e político Julius Sterling Morton que incentivou a plantação ordenada de árvores neste mesmo estado, promovendo desta forma o “Arbor Day”. Em Portugal, a 1.ª Festa da Árvore comemorou-se a 9 de março de 1913 e o 1.º Dia Mundial da Floresta a 21 de março de 1972, onde se comemora também o dia Mundial da Poesia!

Dia Mundial da Poesia:

O Dia Mundial da Poesia é um tributo à palavra poética, ao poema como tal e aos poetas. A poesia é um gênero literário que se apresenta como a manifestação da beleza ou a estética por meio da palavra. Este dia foi instituído pela UNESCO em 1999.

O objetivo desta comemoração é apoiar a diversidade linguística através da expressão poética e promover o seu ensino. Além disso, é também apresentada como uma oportunidade para línguas ameaçadas saiam à luz e sirvam como um meio para uma comunicação artística adequada nas comunidades que as mantêm. O dia é comemorado internacionalmente em 21 de Março de cada ano.

Como exemplo temos o grande poeta português Fernando Pessoa. Fernando António Nogueira Pessoa foi um poeta, filósofo, dramaturgo, ensaísta, tradutor, publicitário, astrólogo, inventor, empresário, correspondente comercial, crítico literário e comentarista político português. Nascido a 13 de Junho de 1888,na nossa capital, Lisboa,Fernando Pessoa ficou conhecido como o mais universal poeta português. 

Este grande poeta faleceu a 30 de Novembro de 1935, no lugar onde nasceu mas ainda assim deixou a sua marca na história da poesia portuguesa. 

Para que também tu te possas inspirar e despertar o teu lado mais poético, pequeno cientista, nós deixamos-te um dos muitos poemas escritos por um dos muitos dos poetas portugueses.

Atividade:

Para assinalares da melhor forma o Dia da Árvore e da Poesia, propomos-te uma atividade diferente! Como já percebeste, o teu país está a ser assolado com o vírus Covid 19 e por isso todos nós temos de ficar em casa. 

Mas como não podia deixar de ser propomos-te que assinales estes dois dias, mesmo estando em casa. Sim, pequeno cientista, a Science4you propõe-te que despertes o teu lado mais criativo e poético, desenhando a melhor imagem representando o Dia da Árvore, acompanhado de um poema para assinalar o Dia da poesia.

Depois de o fazeres basta divulgares a tua arte e identificares a Science, para que também possamos ver os teus dotes para a arte! De que estás a espera pequeno cientista? 

Deixa o teu lado mais artístico fluir e cria o melhor desenho e poema para celebrares estas duas datas!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *