Os cientistas querem proteger o escaravelho vaca-loura, mas precisam da tua ajuda!
Leste bem Cientista! A vaca-loura é uma espécie que pode estar em perigo em Portugal e um grupo de biólogos está a procura de ajudantes nesta missão.
A vaca-loura (Lucanus cervus) é nada mais nada menos que o maior escaravelho da Europa, e é uma espécie cada vez mais ameaçada em Portugal. Para conhecer melhor as populações dos insetos que existem, a Universidade de Aveiro e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas juntaram-se e criaram a Rede Portuguesa de Monitorização da Vaca-Loura.
As vacas-louras, tal como outros escaravelhos, são muito importantes para a natureza. Estes insetos alimentam-se de madeira já morta de árvores de folha caduca, como os carvalhos e os castanheiros. São assim insetos decompositores de madeira e por isso é como se prestassem um serviço ecológico – a reciclagem dos nutrientes no solo. O problema é que com a industrialização da floresta, estes insetos estão a perder o seu habitat. É por isso que precisamos de saber se ainda existem estes insetos, quantos existem, e onde existem. Assim, os cientistas vão conseguir criar medidas de conservação.
Para ajudar a averiguar o estado de conservação dos escaravelhos vaca-loura foi então criado o projeto VACALOURA.pt. É um projeto de ciencia cidadã, ou seja em que todos nós podemos ser verdadeiros cientistas e ajudar nesta missão. Onde vivem? Quantos são? É isto que os cientistas querem saber, e para isso estão a recrutar quem quiser ajudar nesta missão.
Estão preparados, Cientistas?
Como identificar um escaravelho Vaca-Loura:
- Cores acastanhadas/avermelhadas;
- Antenas com 4 segmentos;
- Associado a carvalhos alvarinho, ou castanheiros.
O macho é inconfudível! Tem umas mandíbulas em forma de pinça que usa para combater com outros machos. O comprimento do corpo pode variar entre 2,7 e 5,3cm (sem as mandíbulas).
As fêmeas são mais pequenas e podem ter entre 2,6 e 4,1 cm. Têm a cabeça e o tórax negros, e são brilhantes!
Estes insetos podem estar em forma de larva, durante dois a três anos, mas, uma vez atingida adulto, vive apenas dois meses! O período de reprodução da espécie ocorre entre os meses de abril e setembro.
O que temos que fazer para ajudar?
- Olhos bem abertos, postos no chão e nas árvores, à procura das vacas-louras;
- Tirar uma fotografia;
- Enviar a sua localização e hora do avistamento no site do projeto Vaca-Loura.
Como vês Cientista, é muito fácil ajudar. E devemos estar sempre atentos ao meio que nos rodeia, e proteger a fauna e a flora. Para saber ainda mais sobre natureza, descobre a linha de brinquedos de ecologia Science4you e diverte-te a aprender.