Dia Internacional do Urso Polar – Quem é o “Lorde do Ártico”?

Dia 27 de Fevereiro comemorou-se o Dia Internacional do Urso Polar!

Cientista, sabias que o urso polar está em perigo de extinção e que é uma espécie protegida desde 2001? É verdade! Por isso, assinalamos este dia com o objetivo de alertar para o perigo que esta espécie corre. O maior perigo que os ursos polares enfrentam atualmente está relacionado com o degelo causado pelo aquecimento global. Isto acaba po afetar fortemente o seu habitat natural, as suas condições de sobrevivência e até a sua própria alimentação. Mas se és um cientista atento já leste o nosso artigo “O degelo no Ártico – que consequências?” e já estás consciente deste problema tão grave.

Por isso, hoje vamos dar-te a conhecer ainda melhor esta bela espécie que vive nas zonas mais remotas e geladas do planeta. Sabias que o urso polar não é branco? Ou sabias que ele consegue ser praticamente invisível? Ficaste admirado? Então continua a ler e descobre estas e mais outras 8 curiosidades acerca do urso polar.

1. O nome: urso polar ou lorde do Ártico?

Apesar de o conhecermos por urso polar, alguns povos dão-lhe nomes engraçados como “lorde do Ártico”, “o velho de manto de pele”, como lhes chamam os lapões, “urso branco” em russo ou “urso de gelo”, como são chamados pelos noruegueses e dinamarqueses. Outros povos mais antigos ou que vivem mais afastados das civilizações atribuem-lhe ainda outros nomes:

  • Para os Inuit, por exemplo, o urso polar é nanuk, um animal digno de grande respeito;
  • No leste da Gronelândia, o urso polar é conhecido como Tornassuk, o “mestre que ajuda os espíritos”.
  • Os skalds, poetas nórdicos, chamavam-nos de “o terror da foca”, “o matador de baleias” e o “cavaleiro dos icebergues”.
  • Os Ket da Sibéria reverenciam todos os ursos e chamam-nos de gyp ou qoi, que significa “avô” e “padrasto” respetivamente.

 

2. O maior predador terrestre do planeta 

Cientista já imaginaste porque é que chamam “lorde do Ártico” ao urso polar? É que o urso polar é o maior predador terrestre que existe na Terra e não possui inimigos naturais, por isso, encontram-se no topo da cadeia alimentar do seu habitat natural. Daí este nome de “lorde do Ártico”.

3. Alimentação

A base da alimentação do urso polar são as focas, mas, estando eles no topo da cadeia alimentar, podem alimentar-se de qualquer outro animal. Para caçar as suas presas, o urso polar utiliza a “caça de espera”. Para capturar as focas, o urso cava buracos no gelo e espera que a presa suba para respirar; quando ela expira, o urso sente a respiração e atinge o buraco com uma das patas, arrastando a presa para fora do gelo.

4. Sabias que a gestação dos ursos polares dura quase tanto tempo como a gestação humana?

É verdade! A gestação dos ursos polares dura entre 200 e 265 dias, enquanto a dos seres humanas é, em média, cerca de 268 dias. Por norma, as fêmeas dão à luz dois ursos polares, que ficam com a sua mãe até terem cerca de 2 anos de idade. O seu nascimento ocorre entre novembro e janeiro.

 

5. O pelo do urso polar é mesmo branco?

Não! Ao contrário do que muitos pensam, o pelo do urso polar é livre de pigmento e a aparência branca resulta do reflexo da luz. Sendo assim, o pelo do urso-polar “mistura-se” no ambiente em que ele vive. Quando ele está no Ártico vemos o pelo branco, pois tudo ao redor é branco. Já os ursos polares que vivem em cativeiro podem “absorver” a cor do ambiente em que estão, apresentando uma coloração mais “suja”.

6. E se agora te dissermos que a sua pele é preta?

Podes acreditar, é mesmo verdade! Por baixo de todo aquele pelo, a pele deste animal é muito espessa e preta para absorver melhor o calor. Os ursos polares isolam-se tão bem do frio que tendem a sobreaquecer. É por esta razão, para evitar este sobreaquecimento, que eles se movem tão lentamente e descansam tantas vezes.

7. Sabias que o urso polar também é um mamífero marinho como o golfinho?

Os ursos polares são a única espécie de ursos a receber esta designação. Tal como os golfinhos, os ursos polares são muitas vezes considerados mamíferos marinhos, uma vez que o seu habitat primário é o ambiente marinho.

8. O mergulho do urso polar

Sendo um animal marinho, o urso polar passa muito tempo a mergulhar e a nadar, podendo ficar submerso cerca de 2 minutos. Os ursos polares fazem mergulhos rasos para perseguir presas, navegar entre blocos de gelo ou procurar algas. Não se sabe quão profundo um urso polar pode mergulhar, mas costumam nadar entre os 3 e os 5 m de profundidade.

9. Sabias que um urso polar já conseguiu nadar sem parar por 9 dias, percorrendo 685 km?

Os ursos polares como excelentes nadadores que são podem nadar por várias horas e percorrer distâncias bastante longas. Há registos de ursos polares que nadaram continuamente por 685 km. Em comparação, 685 km é praticamente a distância entre Lisboa e Torremolinos, em Espanha! Estes ursos podem nadar a uma velocidade de 10Km/h. Vários estudos apontam para o facto destas viagens de longa distância se irem tornando cada vez mais comuns nas vidas dos ursos polares, devido ao derretimento do gelo no seu habitat natural.

10. Já imaginaste um urso polar invisível?

Calma cientista, isto não é nenhum filme de ficção científica! É mesmo a realidade! O urso polar torna-se praticamente invisível quando exposto a uma câmara de infravermelhos. Isto acontece porque a sua espessa pele e a sua densa camada de pelos retêm o seu calor praticamente todo, tornando-o assim quase invisível para as câmaras de infravermelhos. O urso polar só não é completamente invisível porque perde um pouco de calor através dos olhos e da respiração.

Cientista, o urso é ou não é um animal marinho incrível? É por isso que é tão importante proteger o nosso planeta e os animais que connosco aqui vivem. Podes encontrar na Science4you este e outros animais fantásticos para coleccionares! Diverte-te a aprender com a Science4you!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *