10 factos curiosos sobre os diamantes!

1. Os antigos Romanos e Gregos acreditavam que os diamantes eram lágrimas dos Deuses ou pedacinhos de estrelas cadentes. Os Romanos ainda acreditavam que as setas do Cupido tinham diamantes na ponta.

2. Os diamantes são muito antigos! Alguns têm cerca de 3 mil milhões, imagina só!

3. Formam-se a cerca de 160 quilómetros abaixo do solo e são transportados até à superfície através de erupções vulcânicas.

4. São feitos de apenas um elemento – são praticamente 100% carbono.

5. A palavra diamante vem da palavra grega “adamas”, que significa invencível ou indestrutível.

6. São a substância natural mais dura. A única coisa que pode riscar um diamante é… outro diamante!

7. Na Idade Média, acreditava-se que os diamantes tinham poderes curativos, capazes de curar a fatiga ou mesmo doenças mentais.

8. O maior diamante descoberto até hoje é o Cullinan. Descoberto na África do Sul, pesava cerca de 3.106 quilates (624 g). Depois de lapidado ficou dividido em onze grandes pedras – a maior, intitulada de Cullinan I, tem 530.2 quilates (106.04 g) e faz parte das jóias da coroa britânica.

9. Hoje em dia já são criados diamantes em laboratório, com a mesma estrutura química e propriedades físicas que os naturais. Até os profissionais têm dificuldade em perceber quais são os naturais e os artificiais!

10. Em 2004 foi descoberto um planeta, o “55Cancri e” em que um terço é feito de diamante! Mais impressionante que isso, foi a descoberta de um diamante no Espaço do tamanho da Lua! Recebeu o nome de Lucy, como a música dos Beatles “Lucy in the Sky with Diamonds”.

 

noticia_diamante-01

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *