5 de Outubro de 1910

Hoje comemora-se o dia da Implantação da República! Sabes o que aconteceu neste dia em 1910? Queres descobrir mais? Então continua a ler!!!

Antes…

Como sabes cientista, há uns anos atrás, Portugal tinha um regime monárquico! Foi exatamente no dia 5 Outubro de 1910 que tudo mudou. Mas porquê? Bem cientista, em 1908 aconteceu o Regicídio do Rei D.Carlos e do príncipe herdeiro do trono, Luís Filipe. Consequentemente, o trono ficou entregue a D. Manuel II, que tinha na altura apenas 18 anos!!! No início tudo correu bem, mas mais tarde, começaram a verificar-se coisas que desagradavam à população. Os gastos da família real eram exorbitantes, o poder da igreja desmedido, a instabilidade política e social era cada vez mais evidente… Assim sendo, com o intuito de resolver estes e mais problemas, o partido Republicano Português decidiu avançar para tentar pôr fim a tudo o que se estava a acontecer!

Implantação da República…

A 3 de Outubro de 1910 começou a desencadear-se aquela que viria a tornar-se a Revolução que levou ao culminar da Monarquia em Portugal.

Na verdade cientista, já todos esperavam esta revolução, pois, como te explicamos em cima, o país encontrava-se em grande instabilidade.

Foi o Partido Republicano Português que levou à avante esta revolução que tinha por base ideais de liberdade, fraternidade e igualdade. Os republicanos tinham por objetivo criar um governo que acabasse com as desigualdades sociais, sendo um governo do povo para o povo!

Foi através da luta por estes ideais que a 5 de Outubro se deu a queda da Monarquia, onde o rei D.Manuel II se viu obrigado a fugir de Lisboa devido à ameaça iminente. Apesar da desistência à última da hora por parte de vários apoiantes republicanos, mesmo assim o Governo viu-se incapaz de reunir tropas suficientes para dominar os cerca de 200 revoltantes. Posto isto, após a adesão de até alguns navios de guerra à revolução, o Governo viu-se obrigado a render-se, o estado tornou-se republicano e a família real foi exilada.

Curiosidades:

  • Portugal foi dos primeiros países da Europa a tornar-se república e a abdicar da monarquia!
  • O governo provisório que ficou a governar Portugal depois da Revolução, era chefiado por Teófilo Braga.
  • Como muitos apoiantes republicanos esquivaram-se da revolta à última da hora, chegou a parecer que a revolta tinha falhado.
  • Após a revolução, alterou-se a bandeira, a moeda e o hino nacional.
  • A Guarda Nacional Republicana nasceu após a revolução, tornando-se no novo corpo de defesa pública nacional.
  • O antigo hino nacional, que vigorou entre 1826 e 1910 chama-se “A Carta”.
  • Como foi dos primeiros países da Europa a abolir a monarquia, o reconhecimento internacional de Portugal como estado democrático foi uma das maiores preocupações dos republicanos.

Descobre AQUI todos brinquedos educativos e científicos da Science4you

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *