Sabemos que a água do mar é salgada… Mas por quê?
O mar contém aproximadamente 50 trilhões de toneladas de sal, segundo a Ciência! E não estamos a falar apenas do cloreto de sódio – o popular sal de cozinha, cientista!
(NaCl) + (CaCO3) + (MgCl2) + (KCl) + …
Para além do cloreto de sódio, a água do mar também contém:
- Cloreto de magnésio;
- Bicarbonato de cálcio;
- Sulfato de magnésio;
- Sulfato de cálcio;
- Cloreto de potássio;
- E muitos mais!
Apesar da imensa lista de componentes, a água do mar é salgada porque possui uma quantidade de cloreto de sódio mais abundante do que as restantes.
Água mole em pedra dura…
Ao contrário do que possas pensar, o sal não surge no mar, mas sim nas rochas cientista! Por isso, quando a água do próprio mar desgasta as rochas, elas começam a fragmentar-se e dividem-se em pequenas partículas, incluindo os sais minerais que nelas se encontram.
Já ouviste falar da expressão “Água mole, pedra dura, tanto bate até que fura?” Agora faz todo o sentido!
Os rios… Os maiores culpados!
Agora já sabes que o próprio movimento da água do mar desgasta as rochas, formando o sal e outros minerais. Mas… Sabias que os rios são os maiores responsáveis pela salinidade da água do mar, cientista?
Apesar de a água dos rios não ser salgada, é esta que mais desgasta as rochas e retira delas todos os seus minerais, depositando tudo no oceanos. Pois como sabes, a maioria dos rios existentes no nosso planeta desagua no mar.
O que acontece é que, com o calor, a água dos oceanos vai lentamente evaporando, enquanto que o sal permanece lá.
Mar Morto
Sabias que o Mar Morto é um grande lago de água salgada? É na verdade, a água mais salgada que existe em todo o mundo! É tão salgado, que nenhum ser vivo pode lá viver, excepto um tipo muito específico de bactéria.
No Mar Morto ficarias a boiar com grande facilidade, pois o sal faz com que a água fique extremamente densa!
Podemos transformar a água do mar em água doce?
Como sabes cientista, o facto de a água do mar ser salgada, faz com que esta seja inviável para matar a sede! Então e se transformássemos a água do mar em água doce?
Bem, transformar a água salgada em água potável é ainda um processo muito caro… É um processo bastante demorado, o material para o fazer é bastante sofisticado e a produção é pequena, comparando com o produto gerado.
Um pirulito… Dois pirulitos…
Quantas vezes já mergulhaste no mar e engoliste, sem querer, um bocadinho de água? Um pirulito!
Não bebas muitos pirulitos, cientista! Não te esqueças que, para além do sal, o mar possui um grande número de outras substâncias que podem ser prejudiciais à nossa saúde. Aconselhamos-te por isso, a mergulhar sempre de boca fechada!
Agora que já sabes tudo sobre a água salgada do mar, aproveita este Verão, mergulhando nos melhores mares de Portugal e do resto do Mundo… Mas de boca e olhos fechados, cientista!
Descobre tudo sobre o nosso planeta com o brinquedo Alterações Climáticas!