Sabes por que o Céu é azul? Descobre aqui!

 

Quando eras mais pequeno e ias em viagem de carro com os teus pais… Perguntavas-lhes por que motivo o céu é azul? Nós temos a resposta para ti, cientista!

 

 

Esta questão sobre a cor azul do céu acompanha-nos desde pequenos… Esta dúvida ainda se torna mais interessante quando aprendemos que o Universo é completamente escuro e que, ao entardecer, o céu fica com um tom avermelhado. Para cada cor, uma dúvida!

 

 

Um arco-íris?

A cor azul do céu trata-se de um efeito provocado pela dispersão da luz solar através da camada de gases que envolve o nosso planeta! Mas para entenderes como tudo isto funciona, é muito importante lembrarmos-nos de duas características da luz, cientista!

  • A luz movimenta-se através de ondas.
  • A luz solar, por ser branca, é na verdade uma mistura de várias cores: as que podemos observar quando se forma o arco-íris e as que ficam nas faixas do infravermelho e do ultravioleta (que nós não temos a capacidade de ver).

Cada uma destas cores corresponde a uma onda com um determinado comprimento. A cor azul é a que tem dos menores comprimentos de onda do espectro visível. A vermelha é a que possui o maior deles!

 

 

 

Espalhamento de Rayleigh

Quando a luz solar, influenciada pelos gases atmosféricos, chega à perceção humana, ocorre um fenómeno físico: Espalhamento de Rayleigh. É um nome estranho, mas muito fácil de perceber, cientista!

Este Espalhamento de Rayleigh provoca a dispersão da luz quando esta passa pelo meio de determinadas partículas no ar. Este cruzamento entre a luz e as partículas de ar apresenta um reflexo de luz e faz com que vibre, emitindo mais radiação.

Como a cor azul possui menor comprimento, as pequenas partículas de ar presentes na atmosfera encontram compatibilidade com as mesmas e absorvem-na!

Ao absorver o azul, as partículas de ar libertam essa coloração por todo o espaço, dando a impressão de que o céu é azul.

 

 

À tardinha

Quando o Sol se põe, a sua luz distancia-se da atmosfera, fazendo com que o azul seja completamente diluído. A partir daí, conseguimos perceber a origem do tom avermelhado no céu, certo cientista? Não te esqueças que o vermelho é a cor que tem o maior comprimento de onda! O vermelho surge então devido à necessidade de uma onda se espalhar menos por causa da distância entre o Sol e a atmosfera.

 

 

Agora que já sabes por que o céu é azul, já podes ser tu a explicar aos teus pais e amigos este colorido fenómeno!

 

 Science4you

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *