Aniversário de Gandhi

Hoje celebra-se o aniversário de Mahatma Gandhi. Queres descobrir um pouco mais sobre este líder pacifista? Então não saias daí!!

 

Mahatma Gandhi…

Maohandas Karamchand Gandhi nasceu na cidade indiana de Porbandar a 2 de Outubro de 1869. Com apenas 19, decidiu viajar para Inglaterra, onde estudou Direito. Após terminar a sua licenciatura, voltou para a Índia, mas infelizmente, as oportunidades para um jovem advogado lá na altura eram bastantes reduzidas. Assim sendo, Gandhi acabou por ir para a África do Sul através de uma sociedade de advogados indiana. Esta mudança internacional acabou por determinar o futuro de Gandhi, uma vez que marcou o início da sua envolvência em questões da luta pela paz mundial, ao começar aqui a lutar pelos direitos dos hindus.

 

Líder da paz…

Quando Gandhi chegou a África, apercebeu-se que muitas injustiças estavam a ser praticadas contra os emigrantes indianos que lá viviam. Assim sendo, depois de ele mesmo viver algumas injustiças, decidiu iniciar a luta pelos direitos dos indianos face aos colonos britânicos. Na realidade, nada podia ser feito efetivamente, mas o objetivo principal era mostrar ao mundo as injustiças que estavam a ser praticadas.

 

Um dos seus protestos mais conhecidos foi a Marcha do Sal, quando em 1930 Gandhi começou uma caminhada de quase 400 km até o litoral. Recolheu água com as mãos e encorajou os seus companheiros a fazer o mesmo com panelas e deixar lá a água para evaporar e usar a sal que ficava. O propósito deste protesto era boicotar o monopólio britânico sobre o sal, já que a população índia só podia comprar produtos britânicos e estes já tinham aumentado o preço destes.

 

Satyagraha…

Bem cientista, este é o nome da filosofia iniciada por Gandhi, que tinha por objetivo orientar o movimento de resistência não violenta na Índia face aos britânicos.

Esta filosofia apela à erradicação da violência, isto é, tem por objetivo apelar a que as pessoas deixem de praticar atos violentos. No entanto, assim como se verificou na luta de Gandhi, para pôr este movimento em prática, por vezes é necessário recorrer à desobediência civil, ou seja, ir contra as leis.

Frases emblemáticas:

  • “Sê a mudança que queres ver no mundo!”
  • “É impossível antecipar os resultados das nossas ações. Mas se não fizermos nada, não existirão resultados.”

 

Curiosidades:

  • Casou quando ainda era criança.
  • Inspirou referências mundiais como Martin Luther King Jr e Nelson Mandela.
  • Mahatma significa grande alma.
  • Gandhi era vegetariano, tendo mesmo escrito um livro sobre esse tema.
  • A Marcha do Sal serviu como inspiração para o Movimento pelos Direitos Civis de Martin Luther King.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *