Passaram-se quase 365 dias desde que a Terra passou pelo “ponto de partida” da sua volta anual ao sol. Isto significa que os calendários estão quase a encerrar mais um ano e a preparem-se para estrearem o próximo. Estamos muito perto de comemorar o Ano Novo!
Nem todos os países celebram o Ano Novo na mesma data. Na China por exemplo, o dia que marca o início de um novo ano não é sempre o mesmo, podendo calhar entre entre 21 de janeiro e 21 de fevereiro. Já na Índia, as diversas culturas regionais comemoram o Ano Novo em diferentes períodos do ano – existem mais de 15 datas diferentes para o Ano Novo indiano!
Para a sociedade Ocidental, a data que marca este dia de “passagem” é invariavelmente a mesma: dia 31 de Dezembro. Todos os anos, à meia noite deste dia tão especial, abrem-se em simultâneo centenas de garrafas de champanhe, o céu ilumina-se com milhares de luzes de coloridos fogos-de-artificio, os amigos se abraçam e os namorados beijam-se (Eheh!).
Porque celebramos o Ano Novo?
Desde os primórdios da espécie humana existe o instinto de criar rituais e tradições, de divinizar as coisas e atribuir-lhes significados. É uma necessidade humana sentirmos que a vida é feita de ciclos e que os conseguimos encerrar. Festejar a renovação dos ciclos é uma fundamental a grande maioria das pessoas.
A comemoração ocidental do Ano Novo teve origem num decreto do imperador romano Júlio César, em 46 a.C.. O imperador fixou o primeiro dia do mês de Janeiro como o Dia do Ano Novo, dedicando-o a Jano, o Deus dos Portões.
A própria palavra “Janeiro” deriva do nome deste Deus romano, conhecido por ter duas faces: uma voltada para a frente (para o Futuro) e outra para trás (para o Passado). Este Deus representava as passagens, os começos e os recomeços.
Tradições de Ano Novo
E tu cientista, como celebras o Ano Novo? Quais as tradições que costumam fazer parte do teu “ritual” de Passagem de Ano?
- Fogo de artifício
- Abrir uma garrafa de champanhe à meia-noite
- Utilizar uma peça de roupa interior azul
- Comer 12 passas e pedir 12 desejos
- Bater com tachos e panelas
- Tomar um banho no mar dia 1 de Janeiro
Tradições de Ano Novo pelo mundo
Sabes como se celebra o Ano Novo nos outros países ? Vamos dar-te a conhecer algumas tradições características de outros países:
- Dinamarca: Partir Pratos!
Na Dinamarca, é costume guardarem-se os pratos antigos ou que já não são utilizados até ao dia 31 de dezembro. Nessa noite, a tradição passa por atirá-los contra as portas dos familiares e amigos para desejar boa sorte para o novo ano.
- Filipinas: Tudo redondo!
Nas Filipinas, acredita-se que na passagem de ano tudo deve ser redondo, para representar moedas e trazer riqueza. Por isso, na noite da passagem de ano usam-se roupas com bolinhas e comem-se alimentos redondos. Ah, e claro que as moedas nos bolsos não podem faltar!
- Equador: Passear com a mala de viagem!
Em algumas partes do Equador, é tradição dar uma volta pela rua com a mala de viagem vazia, para que no ano seguinte haja dinheiro e oportunidade para viajar muito.
- Bolívia: Esconder uma moeda dentro dos bolos!
Na Bolívia, é tradição cozinhar bolos com uma moeda lá dentro – quem a encontrar terá sorte no ano seguinte!
Cientista, gostas-te de descobrir todas estas curiosidades sobre o Ano Novo? Continua a ler o nosso blog e aprende mais sobre as festividades!