Quais são as diferenças entre as tartarugas e os cágados?

Quais são as diferenças entre as tartarugas e os cágados?

 

Cientista, hoje dia 23 de maio, celebra-se o Dia Mundial da Tartaruga. De forma a celebrar este dia decidimos partilhar contigo a explicação de uma dúvida muito comum: Quais são as diferenças entre as tartarugas e os cágados?

 

Tartarugas

As tartarugas são animais aquáticos, podendo ser de água doce ou água salgada, dependendo da espécie. O seu tamanho pode chegar até aos  2 metros, com o peso máximo de 600Kg e as suas patas são em forma de barbatana.

As tartarugas de água salgada estão sempre dentro de água e apenas vão à terra para desovar. A sua gestação pode demorar cerca de 50 dias e quando os ovos eclodem as crias correm para o mar. Estas tartarugas são carnívoras ou vegetarianas, dependendo da espécie.

As tartarugas de água doce dividem a sua vida entre lagos, rios e terra firme. Utilizam os lagos e os rios para se refugiarem dos predadores e a terra para apanharem banhos de Sol e depositarem os seus ovos. A maior parte das tartarugas de agua doce são omnívoras, mas também há espécies carnívoras e herbívoras, as últimas em menor numero. Não tem dentes, mas apresentam um bico córneo que dá dentadas bastante dolorosas.

 

Cágados

Os cágados são animais de água doce e podemos distingui-los das tartarugas pela sua morfologia: têm uma carapaça achatada e um pescoço longo.

Estes animais vivem, em média, 35 anos e são excelentes nadadores, pois possuem membranas entre os dedos das patas. No Inverno hibernam pois, com temperaturas inferiores a 10ºC, podem adoecer. A maioria dos cágados são carnívoros, mas existem algumas espécies omnívoras.

 

Curiosidade:

No norte da América do Sul existe um outro tipo de quelónio que se chama Jabuti. É terrestre, a sua carapaça é alta e as suas patas traseiras são muito características, pois parecem patas de elefante: cilíndricas e grossas. É um animal muito lento, podendo demorar 5 horas a percorrer 1km. Este animal é o verdadeiro protagonista da fábula “A tartaruga e a lebre”.

 

Esperamos que tenhas satisfeito a tua curiosidade Cientista! Se quiseres saber mais sobre factos interessantes da ciência e as nossas novidades, fica atento ao nosso blog.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *