O Eclipse Lunar e as suas histórias

O que é o Eclipse Lunar?

O eclipse lunar trata-se de um fenómeno astronómico que ocorre quando a Terra, o Sol e a Lua ficam perfeitamente alinhados, sempre que a Lua se encontra na fase cheia.

Quando tal ocorre, a Lua fica situada exatamente na zona de sombra ou penumbra da Terra, ficando totalmente invisível durante alguns minutos. O fenómeno é causado pela sombra, que é projetada pela Terra. Existem duas regiões de sombra, de seu nome “Umbra” e “Penumbra”.

A Umbra trata-se da região formada pela ausência de luz, na qual não existe iluminação direta do Sol. A Penumbra, trata-se da região de escuridão parcial, na qual apenas uma parte recebe iluminação solar.

Dependendo da posição da Lua em relação à sombra projetada pela terra, ocorrem três diferentes tipos de eclipse:

 

 

Eclipse Lunar Total: Ocorre quando a lua está totalmente posicionada na zona umbral da Terra, ficando completamente coberta e adquirindo por vezes uma aparência avermelhada, devido à iluminação dos raios solares. Chama-se por isso Lua de Sangue.

Eclipse Lunar Penumbral: Ocorre quando a órbita da lua passa pela área penumbral da sombra da Terra, ficando esta apenas parcialmente escurecida.

Eclipse Lunar Parcial: Ocorre quando a lua se encontra localizada sobre a umbra e sobre a penumbra, ficando uma parte escondida devido aos raios solares e outra um pouco escurecida.

 

Histórias e curiosidades

São vários os mitos e histórias de antepassados acerca dos eclipses. Estes têm sido associados a presságios, guerras e figuras mitológicas. Uma conhecida lenda chinesa afirma que durante o eclipse solar, um Dragão devora a Lua. Na mitologia hindu é o demónio Rahu que persegue os astros depois de ter sido acusado de roubo do vinho da Imortalidade.

Uma das histórias mais marcantes passou-se com Cristóvão Colombro em 1504. O navegador e o seu exército encontravam-se na Jamaica, a poucos dias de realizar a sua viagem de regresso. No entanto, faltava-lhes mantimentos e os nativos da ilha mostraram-se pouco receptivos a ajudar. Por isso, para conseguir reunir bens suficientes para a longa viagem, Cristóvão Colombo, que sabia da previsão do eclipse lunar, ameaçou os nativos que iria fazer desaparecer a Lua durante a noite, diminuindo o seu brilho como forma de expressar a sua fúria.

Passado o eclipse, os nativos assustados,  obedeceram a Colombo e garantiram os bens necessários para que o Navegador e o seu exército fizessem a viagem de regresso devidamente abastecidos!

 

Quando ocorre?

Este vai ser o primeiro eclipse lunar do ano. Terá início às 22h34 de Sexta-feira dia 10  de Fevereiro e vai estar no máximo pelas 23h44, terminando às 1h53 de sábado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *