Este Homem…mas afinal quem é ele?

Já sonhaste com “Este Homem”?

A noite de Halloween aproxima-se e queremos contar-te uma história para te lembrares antes de ires dormir… mas não te preocupes, não é daquelas histórias super assustadoras que não te deixam dormir! Agora presta atenção, se calhar também já sonhaste com “Este Homem” cientista!

 

Nos nossos sonhos…

Antes de mais, devemos saber o que são os nossos sonhos. Os sonhos são sempre complicados, uma vez que ninguém sabe exatamente o que eles significam, ou se eles têm algum significado específico. No entanto, podemos assegurar-te que sonhar é uma função vital, dado que não podemos viver sem dormir, ajuda-nos a recuperar, e permite-nos estar acordados no dia seguinte. Para além disso, estudos demonstraram que sonhar pode influenciar positivamente a nossa memória!

Os sonhos têm 4 fases diferentes:

    1. Sonolência: fase mais curta (corresponde apenas a 5% do nosso tempo de sono), é quando passamos do estado de estar acordados a começar a ficar sonolentos;
    2. Fase leve do sono: é quando adormecemos e a nossa atividade ocular pára (esta é a fase mais longa cientista, corresponde a cerca de 50% do tempo de sono);
    3. Sono profundo: é a fase em que estamos a dormir profundamente e é difícil acordar-nos. Esta fase corresponde a 20% do nosso tempo de sono.
    4. Sonhos: A fase do sono em que acontecem os nossos sonhos coincide com cerca de 25% do nosso tempo de sono. É nesta altura que os sonhos começam a aparecer, uma vez que a atividade ocular a acontecer como se estivéssemos acordados!! Interessante, não achas cientista?

 

Quem é “Este Homem”?

Durante a última fase, a fase dos sonhos, as coisas mais surreais e estranhas invadem a nossa mente. Podem acontecer coisas infinitas nos nossos sonhos, uma vez que podemos sonhar com girafas voadoras, com o nosso amigo a transformar-se num monstro ou simplesmente sonharmos que vivemos no período Jurássico. Para além disso, os nossos sonhos são únicos, ou pelo menos é o que parece…

 

Em 2006, em Nova Iorque, um homem contou ao seu psiquiatra que tinha andado a sonhar com o mesmo homem vários dias seguidos, no entanto, nunca tinha visto aquele homem na vida. A psiquiatra pediu-lhe para desenhar a cara do homem num papel, na tentativa de fazer com que o homem “saísse” da cabeça do paciente, mas foi só o começo…  Alguns dias mais tarde, o papel continuava lá, e outro paciente viu-o. A psiquiatra ficou chocada ao ouvir “Tenho andado a sonhar com este homem há dias, mas nunca o vi. Ele é perigoso?”. Nesse mesmo dia à noite, a psiquiatra enviou a foto a todos os seus pacientes e alguns colegas de trabalho. Qual não foi o seu espanto quando no dia seguinte, recebeu várias respostas positivas a afirmar que já tinham sonhado com “Este Homem”.. Desde então, ele começou a ser chamado de “Este Homem”.

 

Ele é um homem normal, sem nenhuma característica específica que se destaque, mas, apesar de normalmente ser difícil lembrar a cara das pessoas com quem sonhamos, toda a gente se lembra dele. Mas porque será cientista?  

 

É real?

Várias teorias foram lançadas, no entanto, há duas que se destacam:

  1. Ele é um homem real com poderes psicológicos, o que lhe permite entrar nos sonhos das pessoas ou mesmo viver nos sonhos das pessoas. Apesar de parecer inacreditável, esta teoria também é defendida por alguns cientistas!
  2. Ele é um modelo do inconsciente coletivo. Ou seja, as pessoas podem vê-lo e, inconscientemente, os seus subconscientes mantêm-no em mente, para que ele apareça nos próximos sonhos.

 

O que quer que ele seja, não há nenhuma justificação científica para responder à questão “Porque é que ele aparece em sonhos pelo mundo inteiro?”.

 

Curiosidades:

  • Atualmente, mais de 2000 pessoas afirmam ter sonhado com este homem.
  • Pessoas de todos os continentes do mundo, já sonharam com ele.
  • Existe um site focado em tentar descobrir quem é ele, e onde se pode encontrar experiências de pessoas que sonharam com ele.
  • Acredita-se que ele aparece geralmente em momentos stressantes, dramáticos ou difíceis.
  • O comportamento dele muda de sonho para sonho. Maioritariamente, ele é bastante atencioso e dá conselhos e sugestões.

 

Alguma vez sonhaste com este homem cientista? Se não, prepara-te, pode ser que sonhes com ele hoje à noite! Pergunta aos teus amigos se o conhecem e descobre quantos já sonharam com “Este Homem”… FELIZ HALLOWEEN!!!!

 

Science4you

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *