Como funciona o globo de plasma?

Como funciona o globo de plasma?

 

Cientista, certamente que já viste um globo de plasma e perguntaste se tudo o que estavas a ver era magia. Na realidade é física e no artigo de blog de hoje vamos explicar-te como é que um Globo de Plasma funciona.

 

Na física, o plasma é um fluido condutor constituído por uma mistura de átomos, iões e electrões. O Globo de Plasma é uma junção entre eletrónica e descargas em gases rarefeitos. A parte eletrónica diz respeito a um circuito oscilador que produz potenciais elétricos elevados capazes de ionizar o gás rarefeito aprisionado no globo. Os raios que se vêem no Globo de Plasma são determinados pela natureza do sinal elétrico utilizado, normalmente de alta frequência, e a sua cor pelo tipo de gás utilizado.

Como se pode observar na figura seguinte, na base do aparelho encontra-se o circuito electrónico que gera o sinal de alta tensão, produzindo entre 8 000 e 15 000 V numa frequência de cerca de 20 kHz. Inicialmente, retira-se  todo o ar que está dentro do Globo de Plasma, enchendo-se a seguir com uma pequena quantidade de gás inerte, sendo utilizado normalmente néon ou árgon.

A baixa pressão interna é cerca de 1/10000, aumentando assim o livre percurso médio entre portadores ou átomos, permitindo que estes acelerem durante um maior intervalo de tempo, adquirindo assim mais energia cinética entre as colisões.

 

Sob o efeito do intenso campo elétrico que está à volta do eletrodo central (globo de vidro central com farpas de grafite por dentro), ocorre a ionização do gás rarefeito, observando-se a transmissão de vários raios entre ele e o globo de vidro. Estes raios não têm direcção privilegiada uma vez que o eléctrodo central é equidistante de qualquer porção do globo de vidro.

 

Curiosidades:

Agora vamos te apresentar algumas curiosidades interessantes sobre o Globo de Plasma.

  • Se aproximares a tua mão do globo de plasma, o campo elétrico fica mais intenso entre o eletrodo central e o local onde a tua mão se encontra. Ocorrendo as descargas elétricas preferencialmente nessa zona, formando feixes elétricos mais intensos.
  • Quando aproximas a tua mão do Globo de Plasma, ocorre uma faísca entre as pontas dos teus dedos e o objeto. Se outra pessoa aproximar a sua mão da tua, vocês sentirão uma pequena picada provocada pelo choque elétrico.
  • Se pegares numa lâmpada fluorescente e colocares uma das suas extremidades a tocar no Globo de Plasma e a outra a tocar na tua mão, a lâmpada acende-se.

 

Esperamos que tenhas satisfeito a tua curiosidade Pequeno Cientista! Se quiseres saber mais sobre factos interessantes da ciência e as nossas novidades, fica atento ao nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *