O incrível Stephen Hawking

stephen hawking

Cientista, o dia de hoje fica marcado pela morte do prestigiado cientista britânico Stephen Hawking, o físico teórico Britânico que desafiou os limites do cosmos e da vida humana. Stephen Hawking é provavelmente o físico mais conhecido do público desde o tempo de Einstein e é sem dúvida, um exemplo de vitalidade e resistência por todos os obstáculos que teve que ultrapassar ao longo da sua vida.

 

Um génio que lutou pela vida com humor

 
Nasceu no dia 8 de janeiro de 1942 em Oxford, exatamente 300 anos depois da morte de Galileu. Em 1962 licenciou-se em Matemática e Física na University College of Oxford e em 1966 terminou o seu doutoramento na Universidade de Cambridge.
Stephen Hawking teve sempre uma vida normal até que aos 21 anos, altura em que lhe foi diagnosticado esclerose lateral amiotrófica (também conhecida como a doença de Lou Gehrig), uma doença neurológica degenerativa, progressiva e rara que o afectou gradualmente ao ponto de conseguir mexer pouco mais do que um dedo e piscar os olhos.
Mas Stephen conseguiu fintar o diagnóstico pessimista que lhe apresentaram: com a ajuda de uma cadeira de rodas e de um sintetizador de voz, ultrapassou em quase cinco décadas o tempo de vida que lhe havia sido estimado pelos médicos. Hawking superou todas as expectativas apresentando sempre um sentido de humor ímpar.
 

Uma vida dedicada aos Buracos Negros

 
Cientista, sabias que Stephen Hawking dedicou a sua vida a desvendar os mistérios do Universo pois, como ele dizia, “queria um entendimento completo do Universo, da razão pela qual existe e pela qual existe sequer”? Hawking destacou-se pelo seu trabalho na astrofísica, sobretudo no campo dos buracos negros e da relatividade, sendo autor do best seller Uma Breve História do Tempo: do Big Bang aos Buracos Negros.
Apesar de todos os seus contributos, os Buracos Negros continuam a ser um mistério, mas graças às suas teorias que combinam as leis da mecânica quântica e da relatividade geral, chegou-se à radiação de Hawking, que é um tipo de emissão libertada pelos buracos negros conforme se vão evaporando até se tornarem em nada. Foi esta a descoberta que o tornou famoso: afinal os buracos negros emitem radiação, quando anteriormente se pensava que se limitavam a “engolir” tudo (como são densos e maciços, nada escapa à sua gravidade, nem mesmo a luz).
 

Não há coincidências

 
A sua história de vida e o seu intelecto, fazem com que Hawking seja hoje um dos cientistas mais reconhecidos do Mundo, participando em diversas séries televisivas e em 2014, foi inclusivamente feito um filme sobre a sua vida, A Teoria de Tudo, que valeu um Óscar de Melhor Actor a Eddie Redmayne.
 

Stephen Hawking morreu a 14 de março de 2018, curiosamente no dia do nascimento de Albert Einstein, que é também o dia do Pi (3,14). Uma inspiração para a humanidade e para a comunidade científica e uma prova de que nunca se deve desistir de lutar pelos nossos objetivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *