Porque é que os pássaros não colidem no ar?

Cientista, já viste de certeza um bando de pássaros a voar. Às vezes, os bandos já têm uma forma definida, mas outras vezes parecem uma massa de pássaros, a voar muito perto uns dos outros, mas, como é que não chocam uns contra os outros? Na Science4you, já nos questionamos algumas vezes sobre este assunto e hoje vamos desvendar este mistério!

 

Porque é que os pássaros não colidem no ar?

A maioria dos pássaros são migratórios, o que significa que eles mudam de sítio consoante a estação do ano em que nos encontrarmos. Por exemplo, os pássaros podem viver na Europa durante a primavera e o verão, e migrar para a América durante o outono à procura um clima mais ameno.A este período de tempo chamamos migração, e aqui que se se formam estes enormes bandos.

Cientista, como é que eles sabem para que lado estão a voar? Como muitos animais, os pássaros usam o campo magnético da Terra, como uma espécie de bússola interna que os ajuda e orienta durante as suas longas viagens. Não achas que é interessante, cientista?

 

Como é que os pássaros se organizam?

Cientista, podes não acreditar, mas os pássaros já existem na Terra há milhões de anos! Na verdade, podemos considerá-los como os herdeiros dos dinossauros !! Além disso, os pássaros, juntamente com insectos, lagartos e peixes foram a primeira espécie neste mundo. Esta é a razão pela qual seu mecanismo de orientação e estratégias evoluíram tanto.

Os pássaros não se tornaram mais complicados, mas sim mais eficientes. Ou seja, desenvolveram e aprofundaram um sistema de vôo de grupo que lhes permite voar sem baterem uns nos outros. Mesmo que não possamos saber exactamente como é que eles o fazem, os investigadores julgam que se juntam em casais ou em pequenos grupos de pássaros (5-7 membros), e que ocupam um espaço específico no bando, cujo o tamanho é sempre o mesmo, contudo podem podem mudar a sua forma. Por exemplo, se o casal ou o grupo de pássaros que está à frente se mover para trás, o grupo fará o mesmo e assim sucessivamente.

Para além disso, algumas pesquisas científicas e biológicas descobriram que cada bando voa para diferentes altitudes, e em caso de perigo de colapso, todos viram à direita. Não é incrível?

 

Curiosidades:

  • Os pássaros a vorem em bandos ajudam-se a orientar e proteger dos predadores, bem como a economizar energia.
  • Cada ave, ou grupo delas, guia o bando em iguais períodos de tempo
  •  A Andorinha do mar (Sterna Paradisaea) viaja 70 mil km por ano na sua rota migratória
  • O Alpine Swift (Tachymarptis melba) pode voar durante 200 dias consecutivos, sem dormir!

Agora que já conheces um pouco mais sobre os pássaros e porquê de eles não colidirem no ar, achaste interessante? De certeza que vais tomar mais atenção as bandos que passarem por ti!

Fica atendo ao blog, porque vamos continuar desvendar mais temas que iram, ser sem dúvida, do teu agrado!

 

Science4you

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *