Porque é segunda-feira e não primeira-feira?

Segunda feira e não primeira feira

Cientista, de certeza que em algum momento já te questionaste sobre o porquê  de dizermos segunda-feira e não primeira- feira, certo? Hoje, vamos viajar ao passado e descobrir o porquê dos nomes dos dias da semana!

 

Uma viagem no tempo….

No século II a.C, os Romanos ocuparam a Península Ibérica e trouxeram com eles imensos costumes e hábitos do seu quotidiano. Os Romanos eram um povo politeísta, ou seja, acreditavam em vários Deuses.  Isso fez com que, tal como outros povos, os Romanos dessem o nome de Deuses aos dias da semana.

 

Olhando para o globo

Cientista, se olharmos para os países à nossa volta a sua maioria usa nomes  que derivam dos nomes de planetas para  os dias da semanas. Isso acontece em Espanha onde:

  • Lunes  está para Lua
  • Martes  para Marte
  • Miércoles para Mercúrio
  • Jueves representa Júpiter
  • Viernes é Vénus
  • Sábado o planeta Saturno.

Mas não é o único exemplo, em Inglaterra acontece o mesmo. A língua portuguesa, é das únicas com derivação românica que substituiu o nome de planetas pelos numerais como os conhecemos hoje.

 

Mas quando começa a semana afinal?

É normal para todos que a semana se inicie à segunda – feira. No entanto, com a comemoração do Domingo de Páscoa, o Domingo passou a ser considerado um dia de repouso e alguns cristãos passaram a contar os dias ordenados em relação ao domingo assumindo-se domingo como o primeiro dia da semana. Por isso, de acordo com o calendário ocidental,  sábado é o último dia da semana e domingo o primeiro.

 

A alteração da terminologia de Deuses para os numerais, como os conhecemos hoje em dia, surgiu em Braga. O Bispo Martinho de Dume, entendeu que durante a Páscoa usar o nome de outros deuses, seria uma ofensa para a semana santa, tendo assim alterado os nomes dos dias da semana.  Em Portugal, gostaram e passaram a aplicar essa terminologia durante todo o ano.

 

Curiosidades

  • Em latim (feria) feira significa “descanso” e foi colocado em todos os dias da semana antecedentes a domingo durante a semana santa, de modo a não pronunciar o nome de outros deuses.  Os portugueses adoptaram esta terminologia durante todo o ano.
  • Constantino I, foi o imperador romano que no ano 321 estipulou que a semana teria 7 dias.

E tu cientista fazias ideia disto? Esperamos que te tenhamos ajudado a esclarecer esta questão. Agora , já sabemos que segunda não é o primeiro dia da semana e por isso, não podia ter o nome de primeira!

 

– Science4you

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *