Cientista, hoje é o Dia Internacional do Tubarão Baleia, por isso vamos conhecer algumas curiosidades sobre este peixe gigante!
O Dia Internacional do Tubarão-Baleia celebra-se anualmente a 30 de Agosto, esta data surgiu em 2012 com o objectivo de preservar este animal em perigo. Apesar de poder mergulhar a mais de três mil metros, o Tubarão-Baleia é vulnerável e muito procurado pelo homem por causa das suas barbatanas e carne, que são vendidas a preços muito altos.
Ficha Científica do Tubarão-Baleia
Nome: Tubarão-Baleia.
Nome científico: Rhincodon typus.
Dimensão: 20 metros de comprimento.
Peso: 12 Toneladas.
Área Geográfica: Tailândia, Maldivas, Mar Vermelho, Austrália Ocidental e Ilhas Galápagos.
Habitat: Oceanos quentes de clima tropical.
Alimentação: Plâncton, cardumes de peixes pequenos e lulas.
Tempo médio de vida: 60 a 130 anos.
Estatuto: Perigo.
Sabias que…
… O Tubarão-Baleia é a maior espécie de tubarões que se conhece? E de peixes também!
… Uma das características deste tubarão é a sua cabeça achatada e muito larga?
… Aparecem regularmente nos mesmos locais e em determinadas épocas do ano, provavelmente para aproveitar a desova dos corais e o florescimento regular de plâncton? Por esta razão, tornaram-se o centro de uma grande indústria de ecoturismo, principalmente na Austrália onde os mergulhadores até chegam a fazer fila para terem a oportunidade de nadar com estes peixes gigantes!
… Ao contrário dos outros tubarões, o Tubarão-Baleia é muito dócil?
… Esta espécie encontra-se em risco por causa da caça? Apesar deste animal estar protegido por leis em alguns países, ainda existem sítios onde é permitido caçar, como por exemplo, no Taiwan.
Já conheces a colecção Animals4you? Vais conseguir encontrar este e muitos outros animais para coleccionares e aprenderes várias curiosidades sobre os teus animais preferidos!