Vulcões: 10 curiosidades sobre estas montanhas quentinhas!

Top 10 curiosidades sobre Vulcões:

1. A palavra “Vulcão” vem do nome do Deus Romano do Fogo, Vulcano.

2. Existem cerca de 1.500 vulcões activos no nosso planeta Terra, mas a maior parte deles encontram-se debaixo dos oceanos.

3. O país europeu com maior quantidade de vulcões activos é a Itália, são 14 no total.

4. Todos os anos, 60 vulcões entram em erupção.

5. No interior do vulcão existe magma, que consiste em rocha no estado líquido. Quando esse magma é projectado para fora do vulcão, passa-se a chamar lava.

6. A temperatura interior dos vulcões chega aos 1.000ºC mas a lava pode chegar a 1.200ºC quando atinge a superfície. Assim que a lava arrefece totalmente, transforma-se em rocha!

7. Existe uma zona no Oceano Pacífico onde se encontra a maior parte dos vulcões do nosso planeta Terra. Esta zona chama-se Anel de Fogo!

8. Mauna Loa é o maior vulcão do mundo com 4.169 metros de altura e 90 km de largura! Está activo há mais de 700 mil anos e podemos encontrá-lo no Havai.

9. Grande parte dos vulcões que existem estão inactivos, ou adormecidos, como alguns cientistas costumam dizer. Quando entram em erupção libertam gases tóxicos, muitas cinzas e magma que surgem do interior do nosso planeta!

10. Perto dos vulcões, o solo é muito rico e fértil. Por esse motivo, algumas pessoas constroem a sua casa ao pé de vulcões.

E agora que já sabes tudo sobre vulcões, chegou a hora de te divertires a brincar com o teu fantástico vulcão e fazeres erupções espectaculares!

Descobre como podes fazer lava através de reacções químicas como só os verdadeiros cientistas conseguem com o Vulcão Jurássico que a Science4you tem para ti.

 

Vulcão Jurássico - Science4you

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *