2019 – O Ano Internacional da Tabela Periódica

É oficial: entrámos em 2019, o ano em que a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou como sendo o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos!

 

 

A Tabela Periódica dos Elementos Químicos

Dia 20 de dezembro de 2016, a Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da UNESCO e com o apoio da União Internacional da Química Pura e Aplicada, declarou 2019 como o Ano Internacional da Tabela Periódica.

 

Um dos principais motivos que levou a esta comemoração, é o facto de em 2019 se completarem 150 anos desde a publicação da primeira versão da Tabela Periódica, elaborada pelo químico russo Dmitri Mendeleev, em 1869.

Para além disso, o ano de 2019 representa uma série de outros marcos da história da Química:

  • Celebram-se 350 anos da descoberta do elemento “Fósforo” (P), pelo alquimista alemão Henning Brand;
  • Celebram-se 230 anos da categorização de 33 elementos por Antoine Lavoisier (1789);
  • Celebram-se 190 anos da formulação da lei das tríades por Johann Wolfgang Döbereiner (1829).

 

A Tabela Periódica é considerada como um dos instrumentos mais úteis na ciência. Ainda hoje é vista como um ícone científico, tendo em conta a sua importância, a forma como está organizada e até mesmo a sua vertente estética. Com o passar dos anos, a Tabela Periódica tornou-se num símbolo praticamente universal.

Apesar de à primeira poder parecer fácil desenhar uma tabela onde  se encontrem todos os elementos químicos, a verdade é que a Tabela Periódica, como a conhecemos hoje, já passou por inúmeras transformações. Foram muitas as voltas e reviravoltas, cometidas pelos corajosos que tiveram a vontade (e a capacidade) de transformar e melhorar esta Tabela.

 

Tabela Periódica proposta por Dmitry Mendeleev, em 1869.

 

O desenvolvimento da Tabela Periódica é um dos marcos mais significativos da ciência! Confere amplas implicações para as diversas áreas da ciência, desde a Astronomia, passando pela Química, Física ou Biologia. É uma ferramenta única que permite aos cientistas prever a aparência e as propriedades da matéria na Terra e no Universo.

 

De acordo com a União Internacional da Química Pura e Aplicada, definir o ano de 2019 como o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos, aumentará a consciência global sobre a Química e irá mostrar (ainda mais) como a Tabela Periódica é “central para unir aspectos culturais, económicos e políticos da sociedade global através de uma linguagem comum”.

 

 

A Science4you deseja-te um Excelente 2019, repleto de ciência e diversão!

 

 

 

 

 

Science4you

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *