Dia de Darwin – o cientista viajado e os macacos

Cientista, dia 12 de Fevereiro celebrou-se o dia de Charles Darwin e os seus 210 anos!  Neste dia, assinala-se o aniversário de Darwin mas também as suas descobertas, a ciência, a evolução e a humanidade em si. Queres descobrir mais sobre este cientista viajado que nos conta por que somos primos dos macacos?

Por todo o mundo, festejam-se os 210 anos de Darwin, um naturalista e considerado o pai da Teoria da Evolução.  Darwin foi um dos pioneiros, ou seja, dos primeiros a estudar e a falar sobre a evolução, e escreveu o famoso livro “A Origem das Espécies“.

As descobertas a bordo do Beagle

O britânico Darwin fez uma fantástica viagem, no seu barco The Beagle, onde passou por imensos locais e observou vários seres vivos. Com a sua curiosidade e raciocínio, juntou as várias peças do que viu e conseguiu perceber como é que as diferentes espécies de animais se desenvolveram ao longo do tempo.

Esta fantástica viagem começou em 1831, e demorou cinco anos, mudando completamente a visão de Charles Darwin sobre a origem da vida. A viagem passou pela costa do Brasil, depois para a costa Atlântica da América do Sul, e depois ainda passou na Nova Zelândia e e na Austrália.

Durante estes cinco anos, Darwin tinha um diário de bordo onde detalhava e desenhava cientificamente tudo o o que observava. O biólogo recolheu o que ia encontrando pelo caminho: pedras, plantas secas, fósseis de animais, insetos… Mas o que Darwin mais o que mais despertou o interesse de Darwin foram um sem número de pássaros muito especiais numa das ilhas que passou: a Ilha dos Galápagos.

O que Darwin viu foi que apesar de estes pássaros serem da mesma espécie, apresentavam uma aparência muito variada. Uns tinham bicos curtos e grossos enquanto outros tinham bicos longos e finos, de acordo com a alimentação que tinham, o que o intrigou.

A arvóre evolutiva e como somos primos dos macacos 

 

 

Quando chegou da sua longa viagem a bordo do The Beagle, Darwin refletiu e estudou sobre tudo o que viu, chegando assim também à Teoria da Evolução. Esta teoria ajuda-nos a perceber como é que as espécies se desenvolveram ao longo dos anos, séculos e eras.

 

Segunda a Teoria da Evolução, todos os seres vivos descendem de um organismo primordial e vão-se diversficando através de todo o processo evolutivo.Assim, conseguimos perceber que o homem e o macaco fazem parte da classe dos mamíferos e descendem de um ancestral comum. Somos primos! O que ele quer dizer é que, ao longo da evolução o homem e o macaco foram sofrendo alterações para se adaptarem às modificações ambientais, para assim conseguirem sobreviver. É por isso que ao longo do tempo nos fomos modificando, ou seja somos diferentes dos homens da pré-história porque neste momento o ambienete que nos rodeia também é diferente.  Ou seja a nossa espécie evoluiu, e sobreviveram os mais fortes!

Como vês, Cientista a nossa história enquanto seres vivos está por todo o lado! Podes também descobrir mais sobre a origem da Terra, e os animais que por cá já passaram, e escavar incríveis fósseis com as nossas Escavações Fósseis. Diverte-te a aprender com a Science4you!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *