Relógio de Sol

Um Relógio de Sol serve para determinar a hora do dia, usando como referência a posição do Sol. A versão mais antiga deste objeto é o obelisco e estima-se que foram criados por volta do ano 3500 a.C.

Em 1570, o astrónomo Padovani escreveu sobre a construção e o posicionamento dos Relógios de Sol, verticais e horizontais e em 1620, o astrónomo e matemático Giuseppe Biancani escreveu um livro onde ensinava as técnicas para a criação de um Relógio de Sol perfeito.

Por causa da inclinação natural do eixo de rotação e do formato elíptico da Terra, não existe uma orientação fixa para o relógio de sol, porque este objeto nunca consegue apanhar a luz do Sol constantemente, no mesmo sítio, durante todo o ano. Por esta razaõ, para que um relógio destes seja funcional nunca poderá ser construído e mantido fixo num mesmo lugar porque assim não irá mostrar a hora certa durante todos os meses do ano.

 

O-que-é-o-relógio-de-sol

 

 

Queres experimentar a energia do sol?

Experimenta os  brinquedos da Science4you: Barco Solar; Carro Solar; Forno Solar; Avião Solar; Casa Solar ou o Helicóptero Solar e aprende como é que a luz do Sol pode fazer algo funcionar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *