Para que te tornes o mestre dos sentidos, no post de hoje vamos falar sobre dois deles: o olfato e o paladar!
O olfato
Os cientistas pensam que nós temos muitos receptores diferentes que originam várias combinações dando resposta a diferentes aromas.
Sabias que…
… Os narizes dos roedores são muito mais sensíveis que o nosso? Se pudéssemos cheirar uma rosa da mesma forma que um rato, o seu perfume pode ser completamente desconhecido.
… Os humanos conseguem detectar cheiros com concentrações muito baixas. Por exemplo, a Vanilina pode ser sentida em 0.0000000002 miligramas por litro de ar.
… Há uma forte ligação entre o cheiro e a memória. Se fizeres um jantar com amigos, podes fazer comida com um cheiro que saibas que eles vão associar a uma experiência agradável.
…
O paladar
A nossa língua detecta cinco gostos: doce, salgado, azedo, amargo e o umami. O Umami é descrito como sendo um gosto saboroso e agradável e é conhecido pelos Japoneses há séculos. Os cientistas só descobriram recentemente o receptor para ele.
Sabias que…
… O sal pode esconder sabores amargos.
… O calor da pimenta não é realmente um sabor, mas sim uma resposta de receptores de dor na língua.
… À medida que envelhecemos, perdemos paladar, e nossa sensibilidade para os alimentos diminui. A comida tem um gosto mais leve para pessoas mais velhas.
… Uma pessoa tem em média 5.000 papilas gustativas. As galinhaso têm cerca de 24, o peixe-gato tem quase 300.000 e algumas até estão do lado de fora do corpo.
Está na hora de meteres os teus dotes de culinária à prova e fazeres as tuas receitas nas Fábricas da Science4you!
Temos cinco Fábricas para ti para que possas fazer cupcakes, chocolates, guloseimas, iogurtes ou gelados!