Descobre… o olfato e o paladar!

Para que te tornes o mestre dos sentidos, no post de hoje vamos falar sobre dois deles: o olfato e o paladar!

 

O olfato

Os cientistas pensam que nós temos muitos receptores diferentes que originam várias combinações dando resposta a diferentes aromas.

 

Sabias que…

… Os narizes dos roedores são muito mais sensíveis que o nosso? Se pudéssemos cheirar uma rosa da mesma forma que um rato, o seu perfume pode ser completamente desconhecido.

… Os humanos conseguem detectar cheiros com concentrações muito baixas. Por exemplo, a Vanilina pode ser sentida em 0.0000000002 miligramas por litro de ar.

… Há uma forte ligação entre o cheiro e a memória. Se fizeres um jantar com amigos, podes fazer comida com um cheiro que saibas que eles vão associar a uma experiência agradável.

 

O paladar

A nossa língua detecta cinco gostos: doce, salgado, azedo, amargo e o umami. O Umami é descrito como sendo um gosto saboroso e agradável e é conhecido pelos Japoneses há séculos. Os cientistas só descobriram recentemente o receptor para ele.

 

Sabias que…

… O sal pode esconder sabores amargos.

… O calor da pimenta não é realmente um sabor, mas sim uma resposta de receptores de dor na língua.

… À medida que envelhecemos, perdemos paladar, e nossa sensibilidade para os alimentos diminui. A comida tem um gosto mais leve para pessoas mais velhas.

… Uma pessoa tem em média 5.000 papilas gustativas. As galinhaso têm cerca de 24, o peixe-gato tem quase 300.000 e algumas até estão do lado de fora do corpo.

 

Está na hora de meteres os teus dotes de culinária à prova e fazeres as tuas receitas nas Fábricas da Science4you!

Temos cinco Fábricas para ti para que possas fazer cupcakes, chocolates, guloseimas, iogurtes ou gelados!

 

 

Fábrica de Cupcakes Science4you Fábrica de Gelados Science4you fabrica guloseimas Science4you Fábrica de Iogurtes | Sience4youfabrica chocolates Science4you

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *