Porque é que choramos quando cortamos cebolas?

 

Agora que decidiste tornar-te um valente cozinheiro, descobriste que para fazer um simples refogado começas a chorar sem explicação aparente. Descobriste as tuas piores inimigas da cozinha: as cebolas.

Vem descobrir como podes melhorar a “vossa relação” e todos os conceitos químicos que estão por trás deste acontecimento!

 

A reação química

Cientista, sabias que o nome científico da cebola é Allium cepa?

A cebola é uma das plantas mais cultivadas em todo o mundo! Isto porque pode ser cozinhada de várias formas e feitios:

  1. Crua;
  2. Cozida;
  3. Frita;
  4. Caramelizada.

 

Quimicamente falando,

o fator lacrimogéneo é o ácido propenilsulfênico que origina a irritação dos olhos e que causa a produção de lágrimas. Este ácido é originado através de reações químicas, uma vez que ao cortarmos a cebola estamos a quebrar as suas células, o que leva à libertação de enzimas (alinases)- enxofre. Este gás sulfénico é volátil e instável, o que faz com que se dissipe facilmente no ar e alcance os nossos olhos sem que tenhamos  percepção. Ao reagir com a água que existe nos nossos olhos, ocorre a formação do ácido sulfúrico o que provoca irritações nas terminações nervosas dos nossos olhos. Como resposta a esta reação, o cérebro estimula as glândulas lacrimais a produzir lágrimas, de modo a “limpar e lavar” o globo ocular para retirar o ácido súlfurico.

 

 

 

Lágrimas de crocodilo?

Cientista, o corpo humano é inteligente e consegue percecionar diferentes respostas face a diferentes comportamentos e por isso mesmo, existem dois tipos de lágrimas:

  •  lágrimas basais, são aquelas que costumam manter os nossos olhos lubrificados;
  •  lágrimas reflexivas, são responsáveis pela reação a comportamentos inesperados (como a irritação provocada pelo corte da cebola).

 

 

Algumas dicas…

Para melhorar a relação que temos com a cebola podemos utilizar alguns truques que temos na manga:

  1. Colocar a cebola no congelador, cerca de meia hora antes de a utilizar, e cortá-la com uma faca gelada, o que diminui a difusão de enzimas e do próprio gás.
  2. Ligar o exaustor;
  3. Molhar as mãos sem as secar;
  4. Utilizar uma faca bem afiada para quebrar menos células da cebola e diminuir a libertação dos compostos de enxofre que originam a irritação nos olhos.

Curiosidades:

  • A cebola também estimula  o crescimento do cabelo;
  • O chá de casca de cebola é aconselhado quando estamos roucos.

 

Science4you

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *