A Brincar Criam-se os Cientistas do Futuro

 

Não são só as verdades que se dizem a brincar! Será que os brinquedos de uma criança podem influenciar a escolha de uma profissão quando forem adultos?

 

De acordo com alguns cientistas, os brinquedos podem ajudar a despertar o interesse das crianças por determinadas áreas. Os objetos com os quais interagem durante o seu crescimento desempenham um papel importante para o processo de desenvolvimento das suas capacidades cognitivas.

Este princípio é particularmente aplicável aos brinquedos STEM.

 

O que são brinquedos STEM?

STEM é a sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Um brinquedo STEM é qualquer brinquedo que consiga estimular nas crianças, capacidades relacionadas com, pelo menos, uma das áreas destas áreas.

Algumas destas capacidades são:

  •         Aprendizagem
  •         Memória
  •         Concentração
  •         Raciocínio
  •         Criatividade
  •         Vocabulário
  •         Habilidade manual
  •         Interação social

 

 

Os brinquedos STEM já existem há muito tempo – jogos de tabuleiro, desafios de lógica, blocos de montar, etc. – mas hoje em dia têm vindo a ganhar um maior destaque. Sabes porquê?

 

Os especialistas em educação afirmam que o principal foco do ensino não deve ser ensinar “conteúdos” (informação) mas sim capacidades. Vivemos num mundo em constante mudança, no qual o conhecimento rapidamente se altera, principalmente na área das ciências onde a cada minuto se fazem novas descobertas. Em vez de manterem o foco da aprendizagem no conteúdo, os educadores devem ensinar às crianças competências que lhes permitam solucionar problemas de forma criativa.

 

Aprender a Brincar

O desenvolvimento de competências como a comunicação, o pensamento crítico, a criatividade e a confiança são fundamentais para que as crianças cresçam com a capacidade de se adaptarem a novas circunstâncias e resolverem problemas. Uma excelente forma de o fazerem é, precisamente, enquanto brincam.

 

Na Science4you acreditamos que aprender não deve ser aborrecido e por isso desenvolvemos kits científicos que permitem estimular o conhecimento através de experiências práticas acessíveis a todas as crianças. Os nossos brinquedos STEM promovem o interesse das crianças pelas mais diversas áreas da ciênciacomo a química, a física, a biologia, ou a tecnologia.

 

Defendemos que a melhor maneira para aprender é a brincar e a nossa ambição é a de estimular o interesse das crianças pela ciência para que se tornem nos cientistas de futuro!

 

 

 

Gostavas de saber mais sobre ciência? Lê estes artigos no nosso blog!

Livro Science4you – A Ciência de Brincar

Mulheres na Ciência –  Algumas das cientistas mais inspiradoras

Dia Mundial da Ciência

 

 

Science4you

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *