As vantagens da Energia Eólica

De certeza que já ouviste falar da energia eólica, pertencente ao grupo das energias renováveis!

As energias renováveis são limpas e obtidas através de fontes que não se esgotam, ao contrário das energias não-renováveis (petróleo, carvão, gás, etc.) que ao ritmo que são utilizadas, não se conseguem renovar e vão acabar por se extinguir. No caso das energias renováveis, não são emitidos gases nem partículas poluentes para a nossa atmosfera e assim não prejudicam a nossa saúde nem o meio-ambiente.

Já foram feitos vários estudos que mostram que o petróleo se vai extinguir daqui a 75 anos, o gás dentro de 100 anos e o carvão mineral daqui a 200 anos e, por isso, a necessidade de encontrar alternativas para estas fontes de energia é cada vez maior. O vento não se esgota e, por isso, a energia eólica é uma das principais alternativas.
Sabias que em Portugal mais de 60% da eletricidade já é gerada por energias renováveis, dos quais 25% é energia eólica?

Se não sabias, o processo da energia eólica funciona desta maneira:
A força do vento faz as pás da turbina eólica girar e a velocidade de rotação das pás gera energia. Esta energia é armazenada num gerador que depois permite a distribuição de energia pela rede elétrica, até chegar a nossa casa.

As pás das turbinas têm um formato parecido às asas dos aviões e através do design aerodinâmico, aumentam a capacidade para captar a força do vento. Para se tornarem mais eficientes as turbinas têm de ser colocadas em locais elevados onde o vento seja forte e onde chova pouco.

Para aprenderes mais sobre esta energia fascinante e construíres a tua própria turbina eólica experimenta o nosso kit de Energia Eólica.

noticia_eolica-800x800

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *