Já conheces o Polvo Dumbo?

O Polvo Dumbo é uma das várias espécies de polvo existentes nos nossos oceanos.
Este polvo pequenino e com um ar muito fofinho, chama-se Dumbo devido às duas barbatanas membranares localizadas na sua cabeça que parecem duas orelhinhas e que fazem lembrar o pequeno elefante dos conhecidos desenhos animados que tem o mesmo nome.

Estes bichinhos de 8 tentáculos vivem muito abaixo do nível da água – a uma profundidade que varia entre os 3000 e 4000 metros – e por isso são uma espécie rara e muito difícil de encontrar. A alimentação destes pequenotes baseia-se em vermes, bivalves e numa grande variedade de crustáceos existentes à mesma profundidade a que habitam – ao contrário da maior parte dos polvos, o Polvo Dumbo engole a sua presa toda, de uma só vez.

Deslocam-se com a ajuda dos seus tentáculos, de jactos de água e das suas barbatanas e, enquanto alguns flutuam sobre o solo do mar, outros navegam apenas pelas águas abertas, longe do solo.
Os machos e as fêmeas apresentam diferentes padrões de ventosas e diferentes tamanhos. Ao contrário de outros animais, estas fêmeas estão sempre a produzir ovos, o que faz com que não exista nenhuma época de acasalamento. Quando depositam os seus ovos debaixo de pedras e conchas, abandonam-nos.
Por ser uma espécie difícil de encontrar não há muita informação sobre estes animais mas acredita-se que não estão em risco de extinção.

noticia_polvodumbo_800x800

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *