O Caos Microscópico e a Ciência dos Fungos

Os Fungos lembram um verdadeiro caos microscópico! Cientista, o que sabes sobre estes seres vivos? Muitas vezes, os fungos são conhecidos como bolores, mofos, leveduras ou até mesmo cogumelos. Mas será que são apenas isto? Continua a ler e descobre tudo sobre o Reino Fungi.

Os fungos (ou Reino Fungi) são um grupo de organismos bastante numeroso, formado por cerca de 200.000 espécies. Estas espécies estão espalhadas por praticamente qualquer tipo de ambiente e podem assumir diversas formas e tamanhos.

A existência destes organismos e algumas das suas espécies são conhecidas há milhares de anos, mas desde sempre estiveram associadas à categoria das plantas. Só mais tarde, nos anos 60, é que passaram a ser agrupados num reino à parte, o Reino Fungi.

Com formas bem diferentes, viscosos, esponjosos, peganhentos ou bem coloridos, estes organismos podem surgir em florestas bem húmidas ou até numa maçã lá de casa! Mas calma Cientista, os fungos podem ser prejudiciais mas também podem ser bons para o Homem.

Todos nós utilizamos utilizamos fungos no dia a dia que não nos fazem mal nenhum, como acontece com os cogumelos, alguns medicamentos ou até mesmo o fermento com que se faz o pão! Mas, por outro lado, de certeza que também já te deparaste com alguns fungos prejudiciais à nossa saúde. É o caso do bolor na comida ou de doenças fúngicas, como as micoses.

 

Cientista, de seguida vamos mostrar-te como estes organismos estão tão presentes na nossa vida. Embora, muitas vezes, nem nos apercebamos disso.

 

Os fungos na alimentação

Algumas espécies são comestíveis e fazem parte da alimentação diária dos seres humanos. É o caso dos cogumelos. Outros fungos são utilizados na produção de alimentos, nomeadamente pão e alguns queijos, como o Camembert e o Roquefort; ou em bebidas alcoólicas, como o vinho e a cerveja.

No fabrico de pão são utilizadas as leveduras (Saccharomyces cerevisiae), também chamadas de fermento. Estes fungos realizam um processo chamado fermentação, no qual produzem dióxido de carbono. Esse dióxido de carbono cria pequenas bolhas de gás no interior da massa, o que faz com que o pão cresça e fique fofinho.

A produção de bebidas é realizada através da fermentação de diferentes ingredientes. O vinho, por exemplo, é fabricado a partir da fermentação da uva e a cerveja é produzida a partir da fermentação da cevada.

 

Os fungos na medicina

Para além destes fungos associados à nossa alimentação, existem outros que são bastante utilizadas na medicina. Algumas espécies são capazes de produzir compostos que matam as bactérias presentes nos nossos organismos. A partir destas substâncias são fabricados antibióticos como a penicilina, utilizada no combate a doenças infecciosas causadas por bactérias do tipo Streptococcus. 

Por outro lado, também existem fungos que são parasitas, causando doenças nos animais, no Homem e também nas plantas. As micoses são um exemplo de doenças provocadas por estes organismos no ser humano, sendo que estas podem ir desde frieiras a graves infecções nos órgãos internos. Nas plantas, a sua presença pode causar uma doença chamada “ferrugem”, que provoca lesões de coloração alaranjada nas folhas e pode levar à perda de plantações inteiras.

 

Para além de todas estas informações acerca dos fungos, deixamos-te ainda algumas curiosidades engraçados sobre o tema.

Curiosidades

  • A ciência que estuda os fungos é a “Micologia”;
  • A maior parte das espécies é classificada como saprofágica, ou seja, alimentam-se de seres em decomposição;
  • Os líquens são organismos formados pela simbiose de um fungo (micobionte) e uma alga (fotobionte).
  • O maior fungo conhecido vive debaixo do solo numa floresta nos Estados Unidos e ocupa uma área de cerca de 9 km2!
  • O vento é o principal meio propagador de fungos.
  • Os fungos são organismos heterótrofos, ou seja, não produzem o próprio alimento. Estas organismos dependem da ingestão de matéria orgânica, viva ou morta, para sobreviver.

 

Cientista, agora que já és um especialista em fungos, podes juntar-te a nós na caça aos Fungus Amungus! Aproveita já o desconto de 50% em toda a coleção Fungus Amungus nas lojas físicas da Science4you. Diverte-te a aprender com a Science4you!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *