Cientista, sabes o porquê de comermos castanhas assadas no Dia de São Martinho? Curioso? Então continua a ler!
Porquê castanhas assadas?
O provérbio popular diz-nos que ”No dia de São Martinho, pão, castanhas e vinho!”. Esta tradição manda fazermos magustos em tempo de São Martinho para celebrar este dia. Esta data festiva é comemorada na altura em que são feitas as colheitas e é por esse motivo que estas se tornaram o ícone do Dia de São Martinho.
Sabes o que é o Magusto?
É uma festa popular, onde amigos e família se juntam à volta de uma fogueira, enquanto aproveitam o lume para assarem as castanhas. A água-pé e vinho novo são as bebidas de eleição para acompanhar esta celebração.
Reza a lenda que a origem dos Magustos está relacionada com o Dia de Todos os Santos, uma vez que se acredita que as pessoas preparavam bonitas mesas, onde colocavam castanhas assadas, para que os espíritos dos mortos da sua família aparecessem e as pudessem comer!
Cientista, sabes quem foi São Martinho?
O São Martinho consegue trazer o verão ao outono, sabes porquê? Reza a lenda que no ano de 337, o outono estava ser muito rigoroso e numa noite de tempestade, um cavaleiro chamado Martinho tentava chegar a casa quando foi impedido de avançar caminho por um mendigo. Este pediu-lhe uma esmola, porém, o cavaleiro não tinha mais nada com ele sem ser o manto que o aquecia. São Martinho pegou na espada e cortou ao meio o manto, dando metade do manto ao mendigo. Nesse mesmo momento, a tempestade parou e apareceu o sol. Este milagre ficou conhecido como “o verão de São Martinho”.
Curiosidades:
- A árvore de onde vem a castanha é o castanheiro.
- A castanha está protegida por uma “capa” cheia de picos – o chamado ouriço da castanha.
- As castanhas são ricas em vitaminas C e B6.
- Há muitas outras maneiras de comer castanhas: cozidas, em puré, numa sopa, em sobremesas doces.
- As castanhas têm um baixo teor de gordura.