Porque comemos castanhas no dia de São Martinho?

Cientista, sabes o porquê de comermos castanhas assadas no Dia de São Martinho? Curioso? Então continua a ler!  

Porquê castanhas assadas?

O provérbio popular diz-nos que ”No dia de São Martinho, pão, castanhas e vinho!”.  Esta tradição manda fazermos magustos em tempo de São Martinho para celebrar este dia. Esta data festiva é comemorada na altura em que são feitas as colheitas e é por esse motivo que estas se tornaram o ícone do Dia de São Martinho.

 

Sabes o que é o Magusto? 

É uma festa popular, onde amigos e família se juntam à volta de uma fogueira, enquanto aproveitam o lume para assarem as castanhas.  A água-pé e vinho novo são as bebidas de eleição para acompanhar esta celebração.

Reza a lenda que a origem dos Magustos está relacionada com o  Dia de Todos os Santos, uma vez que se acredita que as pessoas preparavam bonitas mesas, onde colocavam castanhas assadas, para que os espíritos dos mortos da sua família aparecessem e as pudessem comer!

 

Cientista, sabes quem foi São Martinho?

O São Martinho consegue trazer o verão ao outono, sabes porquê? Reza a lenda que no ano de 337, o outono estava ser muito rigoroso e numa noite de tempestade, um cavaleiro chamado Martinho tentava chegar a casa quando foi impedido de avançar caminho por um mendigo. Este pediu-lhe uma esmola, porém, o cavaleiro não tinha mais nada com ele sem ser o manto que o aquecia. São Martinho pegou na espada e cortou ao meio o manto, dando metade do manto ao mendigo. Nesse mesmo momento, a tempestade parou e apareceu o sol. Este milagre ficou conhecido como “o verão de São Martinho”.

Curiosidades:

  •  A árvore de onde vem a castanha é o castanheiro.
  • A castanha está protegida por uma “capa” cheia de picos – o chamado ouriço da castanha.
  • As castanhas são ricas em vitaminas C e B6. 
  • Há muitas outras maneiras de comer castanhas: cozidas, em puré, numa sopa, em sobremesas doces. 
  • As castanhas têm um baixo teor de gordura.

 

Science4you

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *