Dia Mundial da Diabetes

Cientista, sabes o que é a Diabetes? Não? Então continua a ler! 

 

O que é a Diabetes?

É uma doença crónica que é caracteriza pela produção insuficiente de insulina ou por uma incapacidade do corpo em utilizá-la (insulinorresistência), resultando numa deficiente capacidade de utilização pelo organismo da sua principal fonte de energia, a glucose, e por consequência por um aumento dos níveis de glucose (açúcar) no sangue.

Existem 2 tipos: a diabetes tipo 1 é a mais frequente em crianças e jovens, neste tipo  as células β do pâncreas deixam de produzir insulina, e isso faz com que haja uma elevada concentração de açúcar no sangue. Uma vez que não há qualquer produção de insulina, a única forma de combater esta subida e fazer com que os níveis de açúcar voltem ao normal, é a administração de insulina.

Na diabetes tipo 2, a pessoa consegue fabricar insulina e o pâncreas consegue trabalhar, porém o organismo não consegue aproveitar bem esta insulina, levando o pâncreas a produzir mais (e mais) insulina, até que a insulina que produz deixa de ser suficiente. Os níveis de açúcar no sangue começam a subir e surge a diabetes.

O que é a insulina?

A insulina é uma hormona que tem como função controlar a entrada da glucose nas células do corpo e quando esta é insuficiente ou não é usada da devida forma, a glicose acumula-se no sangue em vez de entrar nas células.

 Formas de prevenir a Diabetes:
  •  Mantém um peso adequado
  • Mantém uma alimentação adequada 
  • Pratica exercício físico de forma regular
  • Evita alimentos com demasiado açúcar e gordura

 

Science4you

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *