Como tornar o Planeta Terra mais verde?

Cientista, sabias que hoje é o Dia Mundial da Educação Ambiental? É por isso que hoje te vamos dar algumas dicas de como podes tornar o planeta Terra, um planeta mais verde! 
 

Não desperdices água!

A água é cada vez mais escassa no nosso planeta! Sabias que em média, num banho de imersão gastamos cerca de 260 litros de água e que num duche de 5 minutos conseguimos gastar até 40 litros? Um minuto e meio é o tempo médio de espera até que a água saia quente, o que equivale a um desperdício de nove litros de água!

Já pensaste na quantidade de água que utilizamos ao longo do dia? Não deixar a água a correr quando nos ensaboamos ou fechar a torneia enquanto escovamos os dentes permitirá poupar 10 ou mesmo 20 litros de água! Adopta estes pequenos hábitos.

 

Economiza energia!

Será que é mesmo necessário utilizarmos o computador e deixarmos a televisão ligada ao mesmo tempo? Algumas vezes ligamos vários aparelhos electrónicos que não vão ser utilizados, gastando assim muita energia desnecessária.

Além disso, as lâmpadas são um grande problema! Quem nunca deixou lâmpadas acesas mesmo sem ter ninguém na divisão?

Se começarmos a desligar os aparelhos que não estão a ser usados, se apagarmos a luz, diminuirmos o uso do ar-condicionado e trocarmos as nossas lâmpadas por outras mais económicas estamos a adoptar atitudes que podem diminuir o consumo de energia!

 

Separa o lixo!

Separar o lixo orgânico do reciclável é essencial para garantir o destino correto de cada produto. Reciclar um produto é muito melhor para o meio ambiente que fabricar outro, uma vez que economizamos recursos naturais e diminuímos o lixo no nosso planeta!

 

Não deites lixo no chão!

Esperamos que nunca o faças! Deitar lixo no chão causa muita poluição, doenças e também pode aumentar a possibilidade de enchentes. Caso não haja um lixo por perto, guarda o lixo até chegares a casa, ou chegares perto de um!

 

Anda mais a pé!

Os automóveis libertam muitos poluentes para a atmosfera, sendo assim, é fundamental, sempre que possível, optar por ir a pé ou quem sabe de bicicleta! Outra alternativa é também tentares combinar com os teus amigos ou utilizares transportes públicos.

 

Reaproveita!

Algumas vezes deitamos para o lixo objetos que poderiam ser utilizados para outros fins. Podes doar a quem precisa ou ser criativo e inventar algo engraçado com o lixo. Há tantas coisas que se pode fazer mesmo com um pacote de leite! Evita o aumento do lixo no planeta ao máximo!

 

Evita o uso de produtos descartáveis e sacos de plástico!

O uso desses produtos, apesar de bastante prático, contribui para o aumento da produção de lixo, ou seja, contribui para o aumento dos níveis de poluição. No que diz respeito ao uso de sacos plástico, ao fazer compras, leva sempre os teus próprios sacos de pano ou outro tipo de tecido para evitar desperdícios. Assim conseguirás não só ser mais amigo do ambiente e também poupar uns euros!

 

Repassa as dicas!

Espalhar o conhecimento sobre como cuidar da natureza ajuda a formar bons cidadãos, mais preocupados com o meio ambiente e com o nosso planeta.

Faz a tua parte e mostra que és bom cidadão! Tenta cumprir estas dicas e passa a outros estes teus conhecimentos tão importantes. Vamos salvar o planeta? Com pequenos gestos conseguem-se fazer os maiores e melhores feitos, nunca ouviste dizer? 😉

 

Science4you

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *