Porque é que os dentes caem

Cientistas os vossos dentes já caíram todos? Ou ainda estão a cair? Não tens curiosidade de saber o porquê? Vamos então perceber a razão disso acontecer!
 

Porque é que os dentes caem?

 

De que são feitos os dentes?

“Tens que beber muito leite para ficar com os dentes fortes e bonitos” Já deves ter ouvido a tua mãe, ou o teu pai ou mesmo a tua avó ou avô a dizer isso… Os dentes têm essencialmente cálcio, sódio e potássio e o leite é um dos alimentos que é muito rico nesses elementos, daí dizerem que é bom beberes.

Os dentes não são só essa parte que consegues ver. Além de ter várias camadas diferentes dentro dele, o dente é mais comprido por dentro da tua gengiva.

Se olhares para os teus dentes à frente de um espelho, essa parte branca que vês é chamada de coroa, ela é formada por três camadas diferentes. A camada mais externa, é o esmalte, que é formado entre outras coisas,  pelo cálcio, sódio, potássio, água e algumas proteínas.

Se visses o teu dente por dentro, logo depois do esmalte irias conseguir ver a dentina. Ela também tem sais inorgânicos e é muito dura, só que um pouco menos que o esmalte. Mais lá dentro, há a polpa. Nela existem vasos sanguíneos e as terminações nervosas (são elas que dão a sensibilidade ao dente. É por isso que quando comes uma sopa muito quente ou um gelado super frio sentes dor, na polpa as terminações nervosas transmitem essa mensagem, de dor, para o teu cérebro.
 

Para que servem os dentes?

Os dentes são estruturas resistentes encontradas na boca que cortam, amassam e trituram os alimentos.

  • Incisivos: São os dentes da frente de nossa boca. O seu formato permite que eles sejam usados para cortar alimentos. Quando vamos comer uma maçã, por exemplo, utilizamos primeiro esse grupo de dentes. Na boca de uma pessoa adulta, são encontrados oito incisivos: quatro superiores e quatro inferiores.
  • Caninos: Possuem coroa com pontas agudas, que servem para cortar e rasgar os alimentos. Esse tipo de dente é bastante desenvolvido nos animais carnívoros. Cada pessoa adulta apresenta quatro caninos.
  • Pré-molares: Possuem duas pontas e ajudam a esmagar o alimento. Na boca de uma pessoa adulta, há oito pré-molares.
  • Molares: Possuem a coroa com superfície que apresenta várias pontas e são responsáveis por triturar o alimento. O ser humano adulto possui 12 molares.

 

Mas então porque é que os dentes caem?

Os dentes permanentes são definitivos já não cairão, e dividem -se em incisivos, caninos, pré-molares e molares. Dependendo de cada pessoa, a quantidade pode variar de 28 a 32 dentes.

Mas, os dentes de leite caem porque crescemos! Eles acompanham a transformação da nossa boca, do nosso rosto, que vão ficando maiores.

Geralmente, aos 3 anos já temos por volta de 20 dentes na boca, e por volta dos 6 inicia-se a troca da dentição. Os dentes permanentes vão se formando debaixo da gengiva e empurrando os de leite, assim, eles caem e os permanentes nascem. Esse troca encerra-se por volta dos 12 anos.
 

Curiosidades:

  • Não sei se sabes, mas no teu dente tem células vivas também e o alimento para elas chegam pelos vasos sanguíneos.
  • Os dentes são a parte mais dura do corpo humano.
  • Depois das constipações, as cáries dentárias são a segunda doença mais comum em todo o mundo.

 
Science4you

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *