Dia do Bombeiro – O que significa ser Bombeiro?

Esta semana celebrámos o Dia do Trabalhador, mas hoje estamos a celebrar o dia de uns trabalhadores muito especiais: os Bombeiros! Feliz Dia do Bombeiro a todos os bombeiros!

 

No passado dia 1 de maio celebrámos o Dia do Trabalhador. Mas sabes qual o significado deste dia? O Dia do Trabalhador surgiu para defender os direitos de todos os trabalhadores. Este dia assinala a luta dos trabalhadores para melhorar as suas condições de trabalho e os seus direitos.

Hoje, dia 4 de maio, comemoramos o Dia do Bombeiro. Por isso, decidimos aproveitar este dia para falar numa das profissões mais importantes e especiais do mundo: os Bombeiros.

 

Dia do Bombeiro

O Dia do Bombeiro celebra-se desde 1999. Este dia surgiu em homenagem aos 5 bombeiros que faleceram num incêndio na Austrália em 1999. Desde esse ano, no dia 4 de maio, festeja-se o Dia Internacional do Bombeiro.

Sabes porque é que foi escolhido o dia 4 de maio? 4 de maio é o Dia de S. Floriano, padroeiro dos Bombeiros. Segundo a lenda, S. Floriano era um oficial do exército romano responsável por um grupo especializado no combate a incêndios. Pensa-se que este terá sido o primeiro chefe de bombeiros e a primeira corporação de que há registo. No entanto, Floriano foi condenado à morte, juntamente com os seus 40 companheiros, por serem cristãos. Floriano acabou por ser considerado um mártir aos olhos da Igreja e tornou-se o santo padroeiro dos Bombeiros.

O Dia do Bombeiro tem, então, como objetivos homenagear todos os bombeiros que morreram ou ficaram feridos no exercício do seu trabalho, alertar para as dificuldades e desafios de ser bombeiro e celebrar todos aqueles que todos os dias vestem a farda e saem à rua para ajudar a sua população.

Neste dia, as várias corporações de bombeiros têm por hábito organizar diversos eventos para assinalar a data: quartéis abertos, desfiles de veículos e corpos de bombeiros, campanhas de sensibilização e angariações de fundos.

 

O que significa ser Bombeiro?

Quando pensamos num bombeiro, pensamos logo em incêndios, não é verdade? Mas essa não é a sua única função, os bombeiros são também responsáveis por outro tipo de trabalhos! São socorristas, transportam doentes, atuam em situações de risco e até arrombam portas quando alguém se esquece da chave.

As corporações de bombeiros têm como principais missões:

  • O combate a incêndios.
  • O socorro às populações.
  • O socorro a náufragos e buscas subaquáticas.
  • O socorro e transporte de sinistrados e doentes, incluindo a urgência pré-hospitalar.
  • A prevenção contra incêndios em edifícios públicos, casas de espectáculos e divertimento público e outros recintos.
  • A emissão de pareceres técnicos em matéria de prevenção e segurança contra riscos de incêndio e outros sinistros.
  • A colaboração em outras actividades de protecção civil.
  • A participação noutras acções para as quais estejam tecnicamente preparados e se enquadrem nos seus fins específicos.
  • O exercício de actividades de formação cívica, com especial incidência nos domínios da prevenção contra o risco de incêndio e outros acidentes domésticos.

Os bombeiros são muitas vezes conhecidos pelo nome “Soldados da Paz” e têm como lema “Vida por Vida”, assinalando assim aquela que é a sua principal missão: proteger e ajudar a população.

 

Os Bombeiros em Portugal

Em 2017, em Portugal, existiam mais de 27 600 bombeiros e cerca de 460 corpos de bombeiros. No entanto, cerca de 92% deste bombeiros são voluntários.

Em Portugal, os corpos de bombeiros podem ser inseridos em diferentes categorias: voluntários, profissionais, mistos e ainda os corpos privativos de bombeiros.

Os corpos de bombeiros profissionais são muitas vezes conhecidos como sapadores. Estes corpos de bombeiros integram exclusivamente bombeiros profissionais e estão ligados a uma câmara municipal.

Os corpos de bombeiros mistos são constituídos por bombeiros profissionais e voluntários e estão dependentes de uma câmara municipal ou de uma associação humanitária de bombeiros.

Os corpos de bombeiros voluntários são compostos por bombeiros voluntários e pertencem a uma associação humanitária de bombeiros. Por vezes, estes corpos de bombeiros podem também dispor de uma unidade profissional mínima.

Os corpos privativos de bombeiros pertencem a empresas que têm necessidade, por causa da sua atividade ou património, de possuir um corpo profissional de bombeiros para autoprotecção.

Em Portugal existem cerca de 15 corporações privativas de bombeiros. Estas corporações estão distribuídas por setores como o da pasta de papel, o do petróleo, o da aviação, o têxtil, o automóvel ou o da cerâmica e do vidro. Algumas das empresas que possuem o seu próprio corpo de bombeiros são a Galp, a ANA – Aeroportos de Portugal, a Riopele, a Autoeuropa, a Toyota-Caetano, a Vista Alegre e a Nestlé.

 

 

Cientista, já pensaste em ser bombeiro? Se estiveres interessado, dirige-te até ao quartel de bombeiros mais próximo de tua casa e descobre o que tens de fazer para seres bombeiro! Esperamos que tenhas aprendido coisas novas sobre o que significa ser Bombeiro! Se tiveres alguma dúvida ou se quiseres que falemos sobre algum assunto específico, escreve nos comentários. Diverte-te a aprender com a Science4you!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *