Dia Mundial da Alergia Quais os cuidados a ter?

Dia Mundial da Alergia
Quais os cuidados a ter?

 

Cientista, a Primavera e o Verão oferecem-nos muitas coisas boas, como dias mais compridos e luminosos, mas é nesta altura do ano que chegam as aterradoras alergias.

As alergias afetam uma grande parte da população mundial, provocando um mal-estar no dia-a-dia das pessoas. Sabes quais são os cuidados que deves ter?  Continua a ler o nosso blog, para ficares a saber.

 

O que são as alergias?

A alergia é uma resposta exagerada do organismo quando entra em contacto com alergénios, uma substância que não afeta todas as pessoas. Uma reação alérgica é uma tentativa de defesa exagerada do sistema imunológico, que ocorre em pessoas geneticamente predispostas, chamadas atópicas ou alérgicas.

 

Quais os cuidados a ter com as alergias?

As alergias não têm cura, mas é possível controlar os seus sintomas com medicação apropriada e alguns tipos de desporto e atividades como: a corrida, a caminhada e o yoga, que ajudam a reduzir os sintomas e a fortalecer o sistema imunitário.

Nas crianças, as alergias manifestam-se consoante a idade. Normalmente, no primeiro ano de vida, as crianças costumam ter eczema atópico, que pode ser provocado pela introdução de novos alimentos nas suas dietas. Posteriormente, podem aparecer alergias respiratórias originadas por diversos agentes, como por exemplo os ácaros e o pólen.

 

A boa noticia é que algumas destas alergias são temporárias pois tendem a melhorar com a idade, como o eczema atópico, a asma e a rinite. Entretanto, existem alguns cuidados que ajudam a melhorar o bem-estar dos mais pequenos:

 

  • Evitar áreas de elevada polinização.
  • Evitar atividades ao ar livre quando as concentrações de pólen são elevadas, especialmente de manhã cedo.
  • Quando se viaja de carro ter as janelas sempre fechadas.
  • Usar óculos de sol.
  • Evitar a acumulação de ácaros no quarto da criança. Devem ser evitados tapetes, alcatifas e todos os outros objetos que acumulem pó muito facilmente.
  • Nos primeiros anos de vida, procurar não ter animais domésticos dentro de casa, especialmente no quarto da criança.
  • Evitar fumar durante a gravidez – o risco de asma é maior em filhos de mães fumadoras.

 

Cientista, esperamos que tenhas aprendido mais sobre as alergias e que tenhas obtido dicas úteis para contribuir para o teu bem-estar. Se quiseres saber mais sobre factos interessantes da ciência e as nossas novidades, fica atento ao nosso blog.

Se quiseres saber mais sobre alegrias durante o verão, descobre mais aqui: Alergias durante o Verão!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *