Dia Mundial da Astronomia

O que é a Astronomia?

A Astronomia é a ciência que estuda corpos celestes – como as estrelas, planetas, cometas, nebulosas ou galáxias – e todos os fenómenos que têm origem fora da atmosfera da Terra com o objectivo de analisar a origem, o movimento, constituição e desenvolvimento do Universo.

Sabe-se que é uma das ciências mais antigas do Mundo por já terem sido encontrados vários objetos pertencentes a vários povos pré-históricos. As antigas civilizações da Babilónia, Grécia antiga e até os Maias faziam observações metódicas do céu noturno e conseguiram grandes avanços na Astronomia, no entanto, foi desde a invenção do telescópio que esta ciência teve maiores desenvolvimentos, dando início à Astronomia moderna.

dia-da-astronomia

 

Fica a conhecer alguns dos mais famosos astrónomos:

Eratóstenes (276 a.C. – 195 a.C.) Numa época em que a maioria das pessoas pensava que o mundo era plano, este matemático, astrónomo e geógrafo grego utilizou o sol para medir o tamanho da Terra e concluir que o nosso planeta era redondo. Na verdade, errou na medida do nosso planeta por apenas 340 km em relação à verdadeira medição!

Nicolau Copérnico (1473-1543) este astrónomo e matemático polaco desenvolveu a Teoria Heliocêntrica do Sistema Solar – esta teoria coloca o Sol no centro do nosso Sistema Solar, contrariando a Teoria Geocêntrica que era aceita na altura (e que colocava a Terra no centro do nosso sistema). Esta é considerada uma das mais importantes descobertas científicas de todos os tempos e muitos consideram-na o ponto de partida da astronomia.

Galileu Galilei (1564-1642) Considerado o pai da astronomia moderna, não foi ele que inventou o telescópio mas foi o primeiro a fazer uso científico dele.
Descobriu as leis do movimento parabólico, as montanhas e crateras da Lua, descobriu que a Via Láctea é composta por milhares de estrelas mas foi quando observou os satélites de Júpiter e as fases de Vénus que começou a defender o Sistema Heliocêntrico de Copérnico, o que lhe valeu uma forte perseguição por parte da Igreja Católica.

Isaac Newton (1642-1727) Um dos maiores cientistas de todos os tempos, Isaac Newton destacou-se em várias áreas (Física, Matemática, Astronomia, Alquimia, Filosofia e Teologia). Para além das três leis de Newton, dos estudos sobre a velocidade do som e da invenção do Telescópio Refletor, a sua maior descoberta foi a Lei de Gravitação Universal (a lei da gravidade) onde concluiu que gravitação é a força de atração que existe entre todas as partículas com massa no universo e que os corpos celestes se atraem de acordo com as suas massas e distâncias.

Johannes Kepler (1571-1630) É mais conhecido por ter formulado as três leis fundamentais da mecânica celeste, conhecidas como Leis de Kepler e que serviram de base para a Teoria da Gravitação Universal de Isaac Newton. O seu contributo foi tão importante para a Astronomia que a NASA até tem um telescópio com o nome do deste cientista!

William Herschel (1738-1822) Ficou famoso pela descoberta do planeta Urano e de duas das suas luas (Titania e Oberon). Também descobriu duas luas de Saturno e a existência da radiação infravermelha. Para além de Astrónomo também era compositor!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *